Cidadeverde.com

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso em Floriano

Em consonância à 16ª Conferência Nacional de Saúde, a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (9) a VII Conferência Municipal de Saúde de Floriano, que trouxe como pauta, neste ano, o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento". O foro municipal aconteceu no salão de eventos do Hotel Rio Parnaíba na presença de grandes autoridades como o Deputado Estadual, Dr. Francisco e o prefeito Joel Rodrigues, também estiveram presentes o vice-prefeito, Antônio Reis; secretários municipais, membros e representantes da saúde estadual e municipal, estudantes, lideranças sociopolíticas e religiosas e a comunidade de modo em geral.

O foro municipal é um importante momento de participação social, para discussão e fortalecimento das políticas públicas na Saúde, com enfoque na reafirmação, impulsionamento e efetivação dos princípios, diretrizes e controle social do SUS. Com objetivo, também, de fazer a avaliação da situação de saúde e ações desenvolvidas para elaborar propostas, a partir da necessidade local, para o plano municipal. O tema central foi abordado, seguindo os eixos norteadores: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente para o SUS, por meio de palestras e discussões em grupos de trabalho, que elaboraram as propostas para apresentação e votação na Plenária Final da conferência. Além disso, o evento contou com stands de atendimento ao público com serviços de auriculoterapia e massagem facial.

“É um momento desafiador, onde o município realiza uma conferência mediante o cenário de subfinanciamento dos investimentos em saúde. Nosso objetivo é de fato promover a participação da comunidade para o debate e elaboração de propostas que possam trazer melhoria à oferta destes serviços, e consequentemente, da qualidade de vida das pessoas", afirmou Thais Braglia, secretária de saúde. O prefeito Joel Rodrigues mencionou ainda “a importância da integração dos poderes para o melhor desenvolvimento destas ações.”

Na oportunidade, foram escolhidos os delegados a fazerem parte da etapa estadual da Conferência. O relatório aprovado na Plenária Final da VII Conferência Municipal de Saúde de Floriano, após encaminhado ao Conselho e à Secretaria Municipal de Saúde, prosseguirá para etapa estadual e nacional para consolidação.

Fonte: Ascom