Cidadeverde.com

Liziê Coelho quer folga anual para empregadas fazerem exames

Imprimir
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado aprovou projeto de lei da deputada Liziê Coelho (PTB), que dispõe sobre a concessão de folga anual para realização de exames preventivos do câncer de mama e câncer de colo do útero. O benefício deverá beneficiar servidoras públicas do Estado, funcionárias da iniciativa privada e trabalhadoras domésticas do Piauí.


Liziê Coelho explicou que segundo o projeto, o direito a folga será concedido após um ano de efetivo trabalho no serviço público ou privado. A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí será responsável por orientar e supervisionar o serviço. “O câncer de mama é uma doença sem sintomas específicos. A única forma de diagnosticar é por meio do exame preventivo”, justificou.

A melhor forma de diagnosticar o câncer de mama é a mamografia, que é capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável. Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento. “Apesar de ser um método eficaz, a mamografia não descarta o auto-exame e o exame feito pelo ginecologista ou mastologista, já que alguns nódulos, apesar de palpáveis, não são detectados pela mamografia”, comentou.

O câncer de mama é o tipo de câncer que se manifesta com mais frequência entre as mulheres brasileiras e consequentemente o mais letal. “É fato bem conhecido que a mortalidade por câncer do colo do útero é evitável, uma vez que as ações para seu controle contam com tecnologias para o diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, permitindo a cura em 100% dos casos diagnosticados na fase inicial”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais