Cidadeverde.com

Piauí Sampa atrai atenção de lojas especializadas em artesanato

“Os consumidores brasileiros tem respondido melhor aos produtos nacionais”. A afirmação é do empresário Ernesto Romano, da Brazilian Fine Arts, loja instalada nos aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos; e Viracopos, em Campinas; no Estado de São Paulo.


Romano visitou a Piauí Sampa e elogiou a qualidade da mostra e dos produtos artesanais piauienses. “Sou um entusiasta da produção artesanal. O que vejo nesse espaço são produtos de extrema qualidade e beleza. Os artesãos estão cada vez mais preocupados em desenvolver peças de alto nível. E é isso que me faz visitar os eventos onde o artesanato do Piauí se faz presente. Tenho contato direto com diversos profissionais do Estado”, afirma o empresário.

Quem também esteve na Piauí Sampa foi a empresária Andressa Trivelli, da Tekoha. Andressa tem parceria institucional com a Artesol/Artesanato Solidário, uma organização não governamental que desenvolve trabalhos junto a grupos artesanais piauienses desde 1998. A Artesol elabora projetos e ações voltados para a valorização da atividade artesanal e inclusão cidadã e produtiva dos artesãos.

Andressa conta que desde 2007 visita a Piauí Sampa como forma de ver o que está sendo apresentado no segmento de artesanato, com foco na aproximação dos grupos produtivos e possíveis compradores.

“A Piauí Sampa é uma das mais bonitas feiras onde o artesanato é apresentado. É uma iniciativa que abre canais de negociação, que contribuem para potencializar a venda dos produtos artesanais. Aqui tem peças lindas e de muita qualidade, por isso estou sempre adquirindo produtos do Estado”, declara a empresária.

Ainda segundo Andressa, o Piauí é um dos Estados brasileiros em que a produção artesanal se encontra com maior nível de organização. “O artesanato passa por uma crise. Muitos profissionais estão largando a atividade e ingressando no mercado tradicional. Precisamos urgentemente desenvolver ações que impeçam que esse importante meio de difusão da cultura se perca no país. Apesar desse cenário, no Piauí ainda vemos uma grande organização e mobilização dos grupos produtivos”, acrescenta.

A Mostra Piauí Sampa, que acontece até domingo (27) no Shopping Eldorado em São Paulo, é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Fecomércio; e Federação da Agricultura do Estado do Piauí, Faepi.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais