Cidadeverde.com

Jardim Botânico de Teresina ganha viveiro de plantas medicinais

Imprimir
O Jardim Botânico de Teresina, no bairro Mocambinho, ganhou nesta terça-feira (5) um viveiro de plantas medicinais que vai atender a população carente da cidade. Essa iniciativa faz parte do Projeto Farmácia Viva, que foi lançado na oportunidade, e aconteceu durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.


O lançamento do viveiro de plantas medicinais foi feito pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Deocleciano Guedes, que representou o prefeito Elmano Férrer na solenidade. "A iniciativa de criação da farmácia viva partiu do prefeito Elmano Férrer, levando em consideração que muitas famílias teresinenses são carentes e não dispõem de recursos para adquirir medicamentos diretamente nas farmácias. As plantas e ervas medicinais encontradas aqui são as mesmas utilizadas para a produção de vários medicamentos", explicou.

A primeira farmácia viva de Teresina conta com 11 canteiros e 12 covas onde inicialmente estão sendo cultivados o capim santo, malva, vick, hortelã, boldo, babosa, folha santa, mastruz, anador, agrião e trevo. O projeto é desendolvido em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

A administradora do Jardim Botânico, Jaqueline Lustosa, explicou que trata-se de um novo espaço aberto à população. "A idéia é proporcionar à comunidade a oportunidade de ter acesso a essas plantas e ervas. Teremos também aulas ambientais para estudantes de escolas públicas e privadas, além da distribuição de mudas para a comunidade," disse a administradora. As trilhas do viveiro de plantas medicinais também receberão placas em braile para permitir acessibilidade aos deficientes visuais.

O prefeito Elmano Férrer já anunciou a ampliação do projeto para beneficiar a população de outras zonas da cidade. A Semam vai instalar outras unidades nos quatro viveiros de plantas mantidos pelas superintendências de Desenvolvimento Urbano na periferia da cidade.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais