Cidadeverde.com

Osmar Júnior vai à China e diz que chineses querem investir no Brasil

Imprimir
A primeira atividade oficial da comitiva de deputados federais que está em viagem oficial pela China aconteceu no domingo (03) em uma visita ao Porto de Yangshan, cerca de 120 km do Centro de Shangai. O deputado federal Osmar Júnior, presidente do Grupo Parlamentar Brasil/China, integra a comitiva, que é liderada pelo presidente da Câmara, Marco Maia.     

Na segunda-feira (4), segundo dia de agenda na China, a comitiva da Câmara dos Deputados, visitou o estaleiro Waigaoqio - Construção Naval Ltda (CSSC), ainda em Shangai.  O estaleiro é o quinto do mundo em tamanho, mas o primeiro em produção, segundo Xu Ping, vice-presidente da companhia, que recepcionou a comitiva. 95% da produção de cerca de 200 navios produzidos anualmente são para exportação.

“Gostaríamos muito de comercializar nossos produtos com o Brasil, embora saibamos que os brasileiros também começaram a construir navios e que essa nova indústria tem um grande futuro pela frente", disse Xu.
 
Após a visita às instalações operacionais do estaleiro Waigaoqio, a delegação brasileira foi recebida pelo presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular do Município de Shangai, Luo Zhijun,que exaltou o o rápido desenvolvimento brasileiro nos últimos anos, assim como a China, em especial Shangai, que alcançou o índice de 8,5% de crescimento em 2011, apesar da crise econômica internacional. 

Osmar Júnior disse acreditar que a visita vai garantir um salto importante nas relações Brasil/China como também melhorar o intercâmbio entre os legislativos das duas nações.  "O dois países têm muito o que ensinar um ao outro. Será uma relação extremamente proveitosa para os dois lados”,afirmou.

Ainda na segunda-feira (4), a comitiva conheceu o novo Centro de Pesquisa da Huawei, empresa chinesa totalmente privada que produz equipamentos para redes e telecomunicações, atuando em 120 países no mundo, entre eles o Brasil.

Na terça-feira (5), a comitiva brasileira está  Nanjing. Depois, os parlamentares viajam para a capital Pequim, onde devem se recebidos pelo presidente da República, Hu Jintao, e pelo Primeiro-Ministro, Wen Jiabao.

Integram a comitiva, além do presidente Marco Maia (PT/RS), os deputados Jilmar Tatto (PT/SP), Líder do PT na Câmara, Bruno Araújo (PSDB/PE), Líder do PSDB, Perpétua Almeida (PCdoB/AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Osmar Júnior (PCdoB/PI), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – China, e Fábio Ramalho (PV/MG).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais