Cidadeverde.com

Escritor lança livro no Salipi e diz que Pedro I foi "expulso" do Brasil

Imprimir
O escritor Chico Castro lança no domingo (17), às 19 horas, no Salão do Livro do Piauí, seu mais novo livro, "A Noite das Garrafadas". A obra fala sobre a abdicação de Dom Pedro I, no dia 7 de abril de 1831, e, segundo o autor, mostra que o imperador na verdade, foi "expulso", do Brasil. 


Castro se propõe a revelar "verdadeiro segredo que levou o primeiro imperador do  Brasil a renunciar ao cargo, depois do curto reinado de apenas nove anos". Segundo ele, o livro foi dividido em sete capítulos cobrindo o período de 1822 a 1831 e realça o fato de Dom Pedro ter saído da condição de herói, por ter proclamado a Independência, para a condição de vilão em função dos inúmeros erros cometidos durante a sua gestão. 

"Por isso, o subtítulo do livro é justamente os 'Sete Pecados Capitais do Dom Pedro I' que levaram, pelas circunstâncias da época, a descer os degraus do trono e voltar para Portugal", explica o escritor.

"Há duas vertentes históricas sobre a abdicação: a que diz que ele abdicou porque quis e que afirma que ele foi forçado a fazê-lo. A minha tese é a segunda hipótese, que é minoritária. Chegaria a dizer que ele foi 'expulso' pelas circunstâncias políticas", pontua. 

Autor
A carreira do escritor piauiense, que começou em 1976 e que já é  um veterano em participar de bienais de livros no Brasil e no exterior, tomou rumo diferente a partir de 2002 quando lançou "A Guerra do Jenipapo", pela Editora FTD. Depois vieram a lume obras como A Coluna Prestes no Piauí (Edições do Senado,2007), e o Perfil Parlamentar do II Marquês de Paranaguá (Editora da Câmara dos Deputados,2009).

"A Noite das Garrafadas" será lançado em várias capitais brasileiras ainda neste semestre, e em Nova York em outubro, para atender a demanda de milhares de brasileiros que moram naquela cidade. Durante a noite de autógrafos no estande do Senado Federal, será oferecido um coquetel aos presentes.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais