Cidadeverde.com

Conheça os 12 políticos mais ricos do mundo; Veja lista

Imprimir
A revista americana Forbes, famosa por suas listas, divulgou os nomes dos políticos mais ricos do mundo. Conheça agora as figuras que, além de poderosos, também são milionários.


1º: Michael Bloomberg, prefeito de Nova York

Fortuna: 22 bilhões de dólares

O prefeito da cidade mais importante dos Estados Unidos também é empresário e dono da Bloomberg, empresa no ramo dos negócios.

Para substituir Rudolph Giuliani como prefeito de Nova York, cargo que ocupa desde 2002, Bloomberg gastou cerca de 159 milhões de dólares nas campanhas de 2001 e 2005.

Em 2012, Bloomberg apareceu como o 20º homem mais rico do mundo no ranking produzido pela Forbes


2º: Mikhail Prokhorov, ex-líder do Partido Congressista de Direita e candidato à presidência da Rússia em 2012

Fortuna: 13.2 bilhões de dólares

Prokhorov é um dos poucos empresários bilionários que tiveram algum sucesso ao se aventurar na carreira política russa.

Após o Partido Congressista quebrar e Prokhorov deixá-lo chamando do movimento de “farsa”, o empresário tentou se eleger como presidente da Rússia, mas recebeu apenas 8% dos votos.

Atualmente, Prokhorov é presidente de uma das maiores mineradoras russas, a Polyus Gold


3º: Bidzina Ivanishvili, candidato a primeiro ministro da Georgia

Fortuna: 6.4 bilhões de dólares

Líder de uma coalizão da oposição, Ivanishvili é dono de uma fortuna que equivale à metade do PIB de seu país.

O dinheiro do político, que também é empresário, é utilizado em melhorias em sua cidade natal, que está sendo modernizada com a iniciativa de Ivanishvili


4º: Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro da Itália

Fortuna: 5.9 bilhões de dólares

Conhecido mundialmente por ser uma figura irreverente, Berlusconi deixou o cargo em novembro do ano passado, em meio à crise econômica que atingiu todo o mundo.

Atualmente, Berlusconi é alvo de investigações por envolvimento com garotas de programa e menores de idade, que veio à tona quando as festas “bunga-bunga” organizadas por Berlusconi foram divulgadas.

O italiano também é acusado por tráfico de influência e sonegação de impostos.

Berlusconi ainda é dono do clube de futebol Milan AC



5º: Henry Ross Perot, candidato à presidência dos EUA nos anos 90

Fortuna: 3.5 bilhões de dólares

Em 1992, Perot gastou mais de 60 milhões de dólares em sua campanha para presidente, que rendeu 19% dos votos dos eleitores.

Perot fundou o Partido Reformista em 1995 e concorreu novamente para presidente, tendo um resultado pior que em sua primeira tentativa, com apenas 8% dos votos.


6º: Andrei Guriev, senador do Conselho da Federação da Rússia

Fortuna: 3.5 bilhões de dólares

O ex-líder comunista se tornou milionário nos anos 90, quando fundou uma empresa de fertilizantes, que hoje é a segunda maior do mundo.

Atualmente, Guriev é considerado um dos políticos mais poderosos da Rússia



7º: Naguib Sawiris, fundador do Partido Libertador do Egito

Fortuna: 3.1 bilhões de dólares

Ao propor um novo governo, com maior liberdade de mercado, Sawiris entrou para a política egípcia.

Mesmo com pouco tempo na carreira política, Sawiris já se envolveu em confusão: o egípcio não agradou os islâmicos quando publicou, via Twitter, uma imagem que mostrava o Mickey Mouse de barba, acompanhado de Minnie, que usava um véu


8º: Najib Mikati, primeiro-ministro do Líbano

Fortuna: 3 bilhões de dólares

Mikati assumiu o cargo no início de 2011 e teve que enfrentar ameaças contra à estabilidade libanesa, além do medo constante da violência na Síria, país vizinho.

Mikati, que é moderado, usa o Twitter para se comunicar com os eleitores e também para divulgar e explicar suas decisões políticas


9º: Sebastian Piñera, presidente do Chile

Fortuna: 2.4 bilhões de dólares

Após se eleger como presidente em 2010, Piñera se desfez dos 26% das ações que tinham da empresa aérea LAN por 1.5 bilhão de dólares.

Piñera vendeu também a emissora Chilevision por 150 milhões de dólares e também sua parte em um dos times de futebol do Chile.

Com a revolta estudantil que aconteceu no Chile no ano passado, a popularidade de Piñera despencou para 23%, o índice mais baixo desde o ex-ditador Augusto Pinochet




10º: Jeff Greene, candidato à senador nos EUA em 2010

Fortuna: 2.1 bilhões de dólares

Greene concorreu à senador pelo Partido Democrata em 2012, pelo Estado da Flórida.

Nas primárias, o americano perdeu para Kendrick Meek. Na eleição final, Meek foi derrotado pelo republicano Marco Rubio.



Para não faltar nenhuma mulher na lista dos políticos mais ricos do mundo, Meg Whitman aparece em 14º lugar, com uma fortuna avaliada em 1.4 bilhão de dólares.

Meg foi candidata ao governo do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2010 pelo partido republicano.

Hoje, Meg é presidente da empresa Hewlett-Packard, do ramo da tecnologia


Apesar de não aparecer na lista da Forbes, o pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, também está entre os políticos milionários. Sua fortuna é estimada em 250 milhões de dólares.

Ex-governador do Estado de Massachusetts, Romney já comentou sobre sua fortuna em público: ao se gabar da coleção de carros da família e de seu círculo de amizades, que inclui os donos da NASCAR e da NFL, liga de futebol americano, Romney recebeu críticas dos adversários democratas.

Fonte: R7
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais