Cidadeverde.com

Matizes celebra Dia do Orgulho LGBT durante Marcha das Vadias

Imprimir
Representantes do Grupo Matizes reforçarão o coro contra a discriminação e a homofobia durante a Marcha das Vadias, que será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 15 horas, com concentração na Avenida Frei Serafim. A participação do Matizes celebra o Dia Mundial do Orgulho LGBT, comemorado hoje (28), e marca a luta contra a intolerância à homossexualidade.

 
Essa é a primeira vez que Teresina recebe a Marcha das Vadias, evento realizado desde 2011 em vários países, inclusive no Brasil. O principal objetivo do movimento é reforçar a campanha pelo fim da violência contra a mulher.
 
“As pessoas precisam ficar atentas aos altos índices de violência contra a mulher, especialmente em Teresina. Segundo os dados do Mapa da Violência de 2012, nossa capital aparece em 9º lugar entre as capitais com maiores taxas de mortalidade feminina”, destaca a militante do Grupo Matizes, Marinalva Santana.
 
A conscientização da população sobre a importância da liberdade sexual é outro ponto defendido pelo movimento. Para reforçar a ação, as militantes do Matizes irão para a Avenida Frei Serafim com faixas e cartazes contendo frases que chamam a atenção para as bandeiras de luta dos movimentos lésbicos e feministas.

 
“Queremos ressaltar que, numa sociedade machista e sexista como a nossa, nós, lésbicas, além da discriminação de gênero, sofremos violência por conta de nossa orientação sexual”, frisa Marinalva Santana.
 
Entenda o porquê da Marcha das Vadias

O nome "Marcha das Vadias" originou-se a partir do comentário de um oficial de Toronto, no Canadá, que orientou as mulheres a não se vestirem de maneira vulgar, como "vadias", para evitar o estupro. Dessa forma, o movimento protesta contra a crença de que as mulheres são estimuladores do crime, além de defender o fim da discriminação contra as mulheres nas mais diversas formas.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais