Cidadeverde.com

Políticos piauienses investem em novas mídias pela Internet

Foi-se o tempo do duelo de xingamentos e da bateria de insultos nas campanhas. Os políticos piauienses, aos poucos, descobrem que têm de seduzir o eleitor pelas propostas e interagindo com o público. 

Nisso, a Internet tem sido uma grande aliada, principalmente com o advento das mídias sociais, onde a interatividade é plenamente possível e, se bem trabalhada, a ferramenta pode ampliar a imagem dos candidatos, suas plataformas e projetos junto ao eleitorado.


No Piauí, muitos políticos já se sobressaem em relação aos adversários por usarem a internet de maneira mais eficiente e inspirada. E isso ocorre tanto na capital quanto no interior. Tanto para os cargos majoritários quanto para os proporcionais.

Além dos candidatos a prefeito de Teresina, com mais estruturas, políticos como delegado Samuel (PMDB), Rosário Bezerra (PT), coronel Edvaldo Marques (PSB) – os três disputam a vereança em Teresina – Patrícia Leal (PPS) – candidata a prefeito de Altos – Odival Andrade – candidato a prefeito de Piripiri são alguns dos que resolveram investir em novas ferramentas aplicadas para conversar com os internautas, na tentativa de seduzir esse novo nicho do eleitorado.


A vereadora Rosário Bezerra, por exemplo, já tem dois perfis no Facebook e já pula para mais de 5 mil seguidores na ferramenta. Bezerra também conta com um site, em que há links próprios para os internautas sugerirem, criticarem, sondarem projetos, participando da campanha.


O mesmo ocorre ao delegado Samuel, cujo Facebook conta com mais de 3 mil seguidores, onde o candidato reproduz suas andanças na campanha, posta fotos com os eleitores e anexa vídeos publicitários de sua campanha, expondo no site também os principais projetos e bandeiras.


Já o vereador coronel Edvaldo Marques resolveu inovar dentro do Facebook e utiliza rádio e TV dentro da rede social para se comunicar com os eleitores, além de atualizar sua conta no Twitter. 


No interior, destaque para Odival Andrade que além de ter ativa e movimentada uma conta do Facebook, recentemente, lançou na internet a TV 40, que também é exibida em reuniões, com matérias que enfocam ações, denúncias e projetos. Em Altos, Patrícia Leal lançou a TV Leal, que reproduz VT’s publicitários sobre sua campanha, além de ter uma 
campanha no facebook contra a baixaria na política.


Mas para o especialista em Marketing Político, jornalista Raimundo Filho, que mantém uma empresa de consultoria política, não basta ao político ter apenas um Facebook, um site ou um blog ativado. É preciso interagir com o público.

“Na verdade, o grande trunfo de ferramentas como o Facebook é você conversar com o público, se familiarizar com ele, ouvi-lo, entendê-lo e considerá-lo na sua campanha e projetos. Fazê-lo sentir-se útil e dentro da campanha, bem como peça fundamental da construção do mandato”, explica Raimundo, que é filiado à Associação Brasileira de Consultores Políticos - ABCOP.

Já o especialista em Assessoria de Imprensa, jornalista Robson Costa, explica que não basta ter ativas estas ferramentas. O segredo está em atualizá-las.

“Ter um site desatualizado ou que não interaja com o público é pior que não ter uma página na net. Isso gera uma expectativa no eleitor que, quando procura o candidato na Grande Rede, se frustra e já desenvolve uma má impressão sobre o político”, finaliza Robson Costa.


Da redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais