Cidadeverde.com

Dia do Contador é comemorado neste sábado (22)

Imprimir
No dia 22 de setembro é comemorado o dia do contador. A data foi instituída em 1945 por meio do decreto nº 7988. A iniciativa homenageava à criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


A data acaba sendo confundida com o dia 25 de abril, dia do contabilista. No entanto, existem diferenças quanto às nomenclaturas. O termo contabilista é usado para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade. Já o termo contador refere-se, apenas, ao profissional graduado em curso superior.




Ao longo da história da profissão, associou-se, muitas vezes, a prática contábil apenas à Matemática, acreditando-se ser uma ocupação que exigia exclusivamente o domínio dos números. No entanto, um bom contador também necessita ter conhecimentos gerais, principalmente nas áreas de Administração, Recursos Humanos e Direito.


No Piauí, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no processo seletivo de 2012, ofertou 50 vagas para o Campus de Teresina e teve uma concorrência de 14,72 pessoas por vaga. No Campus de Parnaíba, a concorrência foi de 15,56. Já a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ofertou 35 vagas e teve uma concorrência menor, com 6,02.


Segundo números do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), atualmente 5145 contabilistas estão inscritos, sendo 3722 contadores e 1423 técnicos em contabilidade. Para estar inscrito no Conselho, necessita-se ter o Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade, fazer um exame de suficiência , que acontece a cada semestre, e pagar algumas taxas correspondentes à carteira, à inscrição de registro e à anuidade.


"O mercado de trabalho é promissor, principalmente nas áreas de auditoria e consultoria contábil. No entanto, desde a universidade, o estudante deve entender que ser contador é muito mais do que saber Matemática. O trabalho exige um estudo mais aprofundado e uma constante atualização", diz o auditor independente, Jorge Ivan Teles, sócio-proprietário de uma empresa de auditoria contábil no Piauí.


"O contador deve entender que a profissão exige uma visão holística, ou seja, uma formação geral e ampla que não depende exclusivamente dos números. Existem muitas teorias contábeis que precisam ser estudadas. Quem deseja ingressar nessa área precisa compreender que habilidades - como boa comunicação oral e escrita, lidar com pessoas e equipes de trabalho - são pré-requisitos que fazem a diferença", afirma Jorge Ivan Teles. 


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais