Cidadeverde.com

Eleições: Discussão sobre trânsito, lixo e servidor fecha série de debates

Imprimir
Os candidatos à prefeitura de Teresina Beto Rego (PSB), Firmino Filho (PSDB), Maklandel Aquino (PSOL) e Vasconcelo Pinheiro (PCB) participaram do último dia de debates promovido pelo Jornal do Piauí nesta terça-feira (25). Entre os temas discutidos estão melhorias para o trânsito e investimentos para a capital.
 
Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Muita coisa precisa ser feita como prolongamento de vias, duplicação de BRs, ruas com estruturas melhores. Mas o principal é que precisamos de mais ônibus, baratear preço passagem e trabalhar melhor o metrô”, analisou Beto Rego após pergunta de Firmino Filho.
 
O representante do PSOL garante que seu partido não entende que alargamentos das vias são soluções para um trânsito mais fluido. “Essas obras tomam espaço de pedestres e ciclistas. Estão pensando unicamente em automóveis. Temos que ter controle do trânsito e precisamos estimular as pessoas a deixar seus carros em casa e andarem de transporte público”, disse.

 
O tucano arrematou dizendo que vai trabalhar com três tipos de obras para melhorar o trânsito na capital: evitar os conflitos de tráfego com viadutos, construir pontes e promover a duplicação de avenidas importantes.
 
Investimentos para a capital
O tema foi proposto por Beto Rego. Os candidatos Maklandel Aquino e Vasconcelo Pinheiro se posicionaram contra a política de incentivos fiscais para a tração de empresas privadas para a capital e defenderam que devem ser priorizados políticas públicas para os cidadãos.


“Teresina vive de viver espetinhos e não tem indústria. O ex-prefeito vendeu a capital para grandes empresários. Não adianta ter avenidas largas se o povo é pobre e não tem condições de andar nas avenidas. Vamos promover a geração de emprego e renda”, disse Vasconcelo.
 
Contrário a opinião dos candidatos, Beto Rego promete atrair novos empreendimentos. “Teresina perdeu grandes indústrias. Temos que criar fortes políticas de incentivos fiscais para atrair empreendimentos. Teresina é um curral, aqui nada entra, tem uma barreira política muito forte. Temos uma capital abandonada”, criticou o candidato do PSB.

Servidor público
Maklandel Aquino levantou a questão do serviço público de qualidade passando pela valorização do próprio servidor. Vasconcelo Pinheiro acusou as gestões anteriores de achatarem os salários dos trabalhadores, deixando-os desestimulados. "Eu espero que você, servidor público, que está sendo maltratado, não retorne a esse sistema", disse Pinheiro.


Firmino Filho comentou cumprimentando os servidores, com quem afirmou ter uma ótima relação. Ele enumerou ações de gestões tucanas voltadas para os trabalhadores, desde planos de cargos e salários, clubes e até moradias construídas. O candidato prometeu ocupar 80% dos cargos comissionados com servidores municipais.

Em resposta, Maklandel Aquino declarou que na gestão do PSOL não serão 80% dos cargos comissionados destinados a servidores municipais, mas 100% deles. "Nosso compromisso aos cidadãos de Teresina é que esses servidores serão bem remunerados", declarou, prometendo convocar todos os concursados. 


Coleta de lixo
Na última pergunta dos debates, Vasconcelo Pinheiro questionou Firmino Filho sobre a coleta de lixo. O tucano aproveitou a oportunidade para enaltecer a limpeza da cidade nas gestões anteriores e criticar a atual. Ele defendeu maior fiscalização da empresa que faz a coleta e a construção de um novo aterro sanitário. 

Beto Rego disse que há muito se fala em coleta de lixo e reciclagem, mas nada foi feito. Ele afirmou que existe problema até para o carro do lixo entrar em ruas por falta de estrutura e até escolas públicas estariam sendo tomadas pelo mato.


Vasconcelo Pinheiro declarou que Teresina teve tal situação desrespeitada ao longo do tempo por vários gestores. O candidato denunciou que o lixo hospitalar da capital está sendo despejado de forma irregular. Ele defendeu a reativação da Eturb para a coleta de lixo. No final, criticou candidatos que "estão colocando uns artistazinhos" na propaganda de TV.

Lívio Galeno Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais