Cidadeverde.com

Sesapi anuncia compra de dois aparelhos de mamografia

Imprimir
A gerente estadual de Atenção a Saúde da Mulher, Alzenir Moura Fé, afirmou que o órgão vem firmando parcerias com o Governo Federal a fim de atingir o maior número de mulheres possíveis no combate ao câncer de mama. Para este semestre inúmeras ações já estão montadas, merecendo destaque o Outubro Rosa e a aquisição de duas unidades de mamógrafos móveis.


Alzenir Moura Fé informa que a Sesapi está dando total apoio ao Ministério da Saúde e ao Instituo Nacional do Cancer (Inca) na divulgação de uma videoconferência que acontecerá nesta quinta e sexta-feira (dias 4 e 5), direto do Rio de Janeiro. “O Inca, órgão do Ministério da Saúde responsável pela política do controle do câncer no Brasil, promove o evento “Inca no Outubro Rosa e junto com os estados dissemina, através da internet essa videoconferência a fim de fortalecer as ações voltadas para o controle do Câncer de Mama, então iremos participar e aproveitamos para pedir que a população possa participar maciçamente já que é uma importante iniciativa”, destaca a gerente.


O objetivo do seminário é promover o intercâmbio e o debate sobre avanços e desafios nas ações de detecção precoce e controle do câncer de mama. Para os interessados na vídeo conferencia,o evento será transmitido pela RedeRUTE. Para assistir e participar do evento, é necessário abrir o link de exibição, no site www.saude.gov.br, selecionar a opção "entrar como convidado", digitar um nome para identificação e, por fim, clicar em "entrar na sala".


Já sobre a aquisição da Sesapi de unidades moveis de mamógrafos, Alzenir Moura Fé adianta que em breve esses aparelhos chegarão ao Estado. “Com  essas Unidades Oncológicas Móveis nossos técnicos percorrerão locais estratégicos dos municípios para a realização das mamografias, ajudando aquelas mulheres carentes que moram longe da capital e não tem informações necessárias sobre o exame”, explica Moura Fé. A sua implantação está prevista para o próximo ano.


Panorama


O câncer de mama é o primeiro tipo que mais afeta a mulher brasileira. Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Colo do Útero e de Mama.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais