Cidadeverde.com

Promotora alerta que boca de urna terá forte repressão em Teresina

Imprimir
A promotora eleitoral Clotildes Carvalho fez hoje (27) um alerta para o crime de boca de urna em Teresina. Segundo ela, o Ministério Público está vigilante para que o eleitor exerça seu direito de voto de forma livre, sem aliciamento de candidatos ou cabos eleitorais.


Durante o programa especial Eleições 2012 deste sábado, a promotora Clotildes explicou que há costume do eleitor ir votar e ficar na fila tentando influenciar os demais. "Ele pode ir com o número do candidato, mas de forma silenciosa. Mas se tiver coragem de fazer boca de urna, porque tem deles vão para as filas aliciar o eleitor e isso é crime", disse.




Neste segundo turno, o crime eleitoral mais observado, de acordo com a promotora, foi o uso abusivo dos carros de som, em alturas acima do permitido. "O mais abusivo foi o som de forma ilegal, imoral", relatou.


Sobre a denúncia da prisão de um rapaz que estaria transportando uma suposta lista com nomes seguidos de números de documentos, a promotora explicou que o caso será investigado pela Polícia Federal e, se comprovado crime, todos serão punidos. 


"O Ministério Público tem acompanhado de perto e tomando conhecimento da prisão deste rapaz e queremos dizer que aliciamento de eleitor é crime grave e responderão todos: eleitor, candidato e aliciador. O candidato com a cassação do registro e perda do mandato, mas só depois do inquérito concluído. Ninguém poderá ser julgado previamente", explicou.


Matéria relacionada


Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais