Cidadeverde.com

Defensoria Itinerante atende 120 pessoas por dia em Teresina

Imprimir
Teve início, nesta quarta-feira (7) mais uma jornada de atendimentos da Justiça Itinerante, que está sendo realizada através da Diretoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí. As ações da Justiça Itinerante são paralelas às atividades da Semana Nacional de Conciliação que acontecem em todo o país.

Os atendimentos, que começam sempre a partir das 8h, estão acontecendo no estacionamento da DPE-PI e prosseguem até a próxima quarta-feira (14). Por dia, serão distribuídas 120 senhas para atendimento ao público. As ações estão sendo coordenadas pelo defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e pela defensora pública Paula Batista da Silva, respectivamente, diretor e coordenadora da Defensoria Itinerante.

Os atendimentos são voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade que precisam dar entrada em ações judiciais consensuais, como divórcio, alimentos, reconhecimento de paternidade, retificação de registro de nascimento, casamento, óbito e imóveis, além de suprimentos de registro de nascimento e óbito.

Durante o período de atendimento da Defensoria Itinerante, os atendimentos da Coordenação de Conciliação da DPE-PI prosseguem normalmente. Segundo a coordenadora do setor, defensora pública Alzira Motta e Bona Soares, os casos serão encaminhados normalmente para a Defensoria Itinerante.

Segundo o diretor da Defensoria Itinerante, Afonso Júnior, esta é mais uma grande oportunidade que a Defensoria Itinerante está proporcionando à população carente do Estado, no sentido de unir esforços para suprir a crescente demanda por atendimentos.

“Os atendimentos, que acontecem paralelos à Semana de Conciliação, são fruto de um trabalho conjunto entre a Defensoria Pública do Piauí e o Tribunal de Justiça. Aqui são atendidas pessoas carentes que não têm condições de arcar com despesas processuais e que queiram dar entrada ou andamento em ações de natureza consensual”, destacou o diretor.

A defensora pública-geral do Estado do Piauí, Norma Lavenère, destaca o trabalho da Defensoria Itinerante. Segundo ela, trata-se de uma esfera de atendimento dentro da área da família que tem tido efetividade. “Estamos garantindo, dentro do possível, a acessibilidade a essa ação para as pessoas que notadamente são carentes e não têm meios de arcar financeiramente com os custos que seriam acarretados”, diz.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais