Cidadeverde.com

Eleição OAB: Candidatos debatem propostas e ações na TV Cidade Verde

Imprimir
A TV Cidade Verde realizou na tarde desta quinta-feira (08), no Jornal do Piauí, um debate com os advogados Willian Guimarães e Celso Barros Neto, candidatos a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Piauí (OAB/PI). A eleição será realizada no dia 20 de novembro na sede da OAB/PI, das 8h às 17h.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
 
O debate foi seguido com quatro rodadas de perguntas e respostas entre os candidatos, sendo mediado pelos apresentadores Amadeu Campos e Eli Lopes. Willian e Celso disputam quem irá comandar a OAB/PI nos próximos três anos, no lugar do atual presidente Sigifroi Moreno Filho. 
 
A discussão foi aberta com os candidatos expondo suas propostas. “Recebemos uma Ordem que não era a protagonista dos debates da sociedade piauiense. Retornamos essa Ordem a mesa dos debates e na condição de protagonista, representando os interesses da advocacia do Piauí, mas também os interesses da sociedade piauiense”, disse Willian Guimarães, candidato da situação.

 
“A nossa OAB precisa ter uma proatividade, precisa estar mais presente ao advogado. Os advogados piauienses bem sabem da dificuldade pelas quais estão passando hoje. (...) Queremos revitalizar a instituição, tornar mais ativa, mais próxima dos advogados, assim podendo atender o clamor da sociedade”, relatou Celso Barros Neto, candidato de oposição.

Jovens advogados
Perguntado sobre como a OAB vai cuidar dos jovens advogados, Celso Barros Neto disse que essa é uma bandeira que Willian Guimarães não pode levantar. Ele acusou o adversário de advogar para mais de 20 prefeituras sem qualquer tipo de concurso público. Segundo o candidato, as prefeituras estão concentradas em quatro escritórios, dificultando o trabalho para os advogados mais novos. "Nós reconhecemos o seu mérito, mas cremos que isso é contra o principio da moralidade publica, contra o princípio da igualdade entre os advogados", disse.


Willian Guimarães rebateu dizendo que Celso Barros Neto usa dois pesos e duas medidas. Afirmou que o escritório do qual o advogado faz parte foi contratado pela antiga Cepisa e Assembleia Legislativa sem necessidade de licitação, e criticou o candidato pelas acusações. "Eu estou aqui para discutir propostas. Com esse modelo de discurso, doutor Celso, infelizmente nós não contribuímos para a Ordem. Nós sim, temos propostas valorosas para os jovens advogados", declarou, defendendo a manutenção da meia anuidade para jovens advogados. 

Celso Barros esclareceu em seguida que o Tribunal de Contas da União deu parecer para que não fosse necessária licitação nos serviços advocatícios da antiga Cepisa. 
 
Acusações
Durante o debate, Celso Barros alfinetou William Guimarães sobre seu vínculo administrativo com o governador do Estado. Ele acredita que “não se pode agradar a gregos e troianos” e julga isso incoerente.

O candidato William Guimarães respondeu: “O fato de eu ser procurador do Estado do Piauí, como o doutor Celso Neto, não atrapalha em nada a minha atividade como gestor da Ordem. (...) Eu sou contratado pelo Estado e não pelo governador ou por quem quer que seja”, disse o candidato, ressaltando que a Ordem tem postura independente e já moveu diversas ações contra o Estado.

"Sou procurador do Estado, como o senhor, mas não tenho mandato classista. Dirigente da Ordem dos Advogados não pode ter vínculo laboral com o Palácio de Karnak, Assembleia Legislativa ou Tribunal de Justiça", reagiu Celso Barros Neto. 
 
 
Propostas
Celso Barros Neto apresentou uma de suas principais metas que é a realização de concurso público. “Defendemos a realização de concurso público e não por favorecimento, como tem ocorrido. Iremos implantar uma Unidade de Gestão. Teremos uma gestão voltada para todos os advogados, sem distinção”, declarou o candidato, criticando a postura da Ordem em defesa das prerrogativas dos advogados..
 
Já William Guimarães comentou. “Já existe uma Procuradoria com um profissional contratado mediante teste seletivo, por critério técnico. Existe o serviço Disque Prerrogativa, que auxilia os profissionais da classe. Esta é uma marca da atual gestão que nós precisamos ampliar”, disse.

Ampliada às 17h31

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais