Cidadeverde.com

Adip realiza fórum e discute políticas públicas para diabéticos

Imprimir
A Associação dos Diabéticos do Piauí tem uma intensa programação neste "novembro azul" para conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce e medidas para a convivência com o diabetes. 

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Segundo o médico endocrinologista Roberval Leite, o diabetes já afeta 300 milhões de pessoas no mundo e em 10 anos a expectativa é que esse número chegue a 600 milhões. Além disso, a cada 10 segundos morre um diabético e a cada 4 segundos um diagnóstico é fechado.

Por ser uma doença silenciosa, as pessoas que têm predisposição genética devem redobrar a atenção. Os principais sintomas são: cansaço fácil, aumento do apetite, emagrecimento, sede em excesso e urina aumentada. 


"Quando a doença aparece, a pessoa tem muita fome, sede e geralmente já tem sinais crônicos anteriores. Se você não fica atento, porque tem que fazer o diagnóstico, a doença já tem se instalado. É a terceira causa de morte no Brasil", disse.

A presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí, Jeane Melo, afirma que a intenção da entidade é popularizar informações para que as pessoas procurem tratamento e tenha melhor qualidade de vida.


A programação deste mês de novembro já teve ações na Praça João Luis Ferreira, no hospital Lineu Araújo e no bairro Poti Velho. No dia 24, também na Praça João Luis, acontecerá atendimento com sete especialidades médicas e realização de exames.

No dia 30 acontecerá o 1º Fórum de Políticas Públicas para Diabéticos. Segundo Jeane, o envolvimento dos gestores públicos é fundamental. 


Uma vitória conseguida pela entidade junto a prefeitura foi o primeiro ambulatório para diabéticos. A principal preocupação é com o alto número de amputações de memebros em pessoas com diabetes. 

"Muitos pacientes que passam pelo HUT tiram um dedo e ficavam depois da cirurgia sem acompanhamento adequado até ter alta e então voltavam dois ou três meses depois para fazer outra cirurgia de amputação. Precisamos dar mais atenção a esse público", enfatizou.

A associação conseguiu a promessa do prefeito eleito Firmino Filho para a construção do Centro de Referência do Diabético. É uma obra que irá concentrar ações de prevenção e para ajudar os pacientes a terem melhor qualidade de vida.


Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais