Cidadeverde.com

Liminar da Justiça Federal adia eleição da OAB/PI para dia 30

Imprimir
O juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo, em exercício na 5ª Vara Federal do Piauí, concedeu liminar suspendendo as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí - OAB/PI -, que estavam marcadas para a próxima terça-feira (20). A decisão ordena ainda que o pleito seja remarcado para o dia 30 de novembro.

Evelin Santos/Cidadeverde.com
Celso Barros Neto, candidato de oposição

A ação foi movida pela chapa OAB de Todos, encabeçada pelo advogado Celso Barros Neto. O grupo de oposição reclama a ausência do código postal (CEP) dos advogados aptos a votar. Além disso, questiona uma 18ª urna, na qual estariam registrados eleitores não inclusos na lista fornecida pela própria OAB/PI para a chapa. 


"Deveras, a existência da urna convencional, sem a definição dos eleitores que dela se utilizariam, além caracterizar algo bastante curioso, revela a possibilidade de haver profissionais aptos a votar, ainda “desconhecidos" ou com  “pendências", que podem ser acrescentados à relação oficial de votantes", diz o juiz federal em sua decisão. 

"Ora, não houvesse essa possibilidade, obviamente inexistiria a “Urna 18", no formato convencional, com “relação de eleitores em branco"", acrescenta o magistrado na liminar, concedida nesta segunda-feira (19).

Segundo a OAB/PI, mais de cinco mil advogados estão aptos a votar. Celso Barros Neto disputa o pleito com Willian Guimarães, do movimento ConfiOAB.

 
Willian Guimarães, da chapa ConfiOAB

Atualizada às 21h

No início da noite desta segunda-feira, o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF), Mário César Ribeiro, negou o pedido da chapa “Confia OAB” que pediu a cassação do juiz do Piauí. Com isso, fica suspensa a eleição e fica marcada para o dia 30. 


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais