Cidadeverde.com

Teresina: Câmara vota projeto que refinancia R$ 460 milhões em dívidas

Imprimir
A Prefeitura de Teresina enviou ontem (20) à apreciação da Câmara Municipal de Teresina projeto de lei complementar que institui o Programa de Refinanciamento e de Incentivo à Adimplência de Sujeitos Passivos no Município - REFIM. O projeto configura-se como mais uma alternativa visando à efetiva recuperação de créditos tributários e não tributários que têm se mostrado de difícil acesso aos cofres municipais.

De acordo com a Procuradoria Geral do Município (PGM), há um expressivo passivo fiscal acumulado da ordem de R$ 460 milhões, "apesar da adoção de todas as medidas possíveis com vistas à efetiva arrecadação de todos os tributos municipais, como cobrança amigável e o ajuizamento de execuções fiscais". O projeto, segundo o procurador geral do Município, José Wilson Ferreira, tem o propósito de oferecer aos contribuintes a oportunidade de regularizar seus débitos, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2012.

Esses benefícios se resumem na concessão de descontos relativos a juros e multas de mora, atualização monetária, honorários advocatícios e de taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - SELIC, quando for o caso de débitos apurados pelo Simples Nacional. O desconto chega a até 100% para pagamento à vista, conforme a data de adesão ao REFIM.

Se essa adesão for até o dia 20 de dezembro de 2012, o desconto é de 100% sobre multa e juros moratórios, atualização monetária, taxa SELIC, quando for o caso, além de 60% sobre multa decorrente de penalidade pecuniária. Se a adesão for ao período de 21 de dezembro de 2012 a 21 de janeiro de 2013, os descontos serão de 75% e 50%, respectivamente.


Mais dois projetos
Mais dois projetos foram também apresentados pela Prefeitura de Teresina na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 20. Um dos projetos trata da extinção de créditos tributários ou não tributários da administração direta do município de Teresina, mediante transação. Resume-se em acordo para concessões recíprocas, feitas por credores e devedores, que põem fim ao litígio.

Conforme a PGM, tramitam na 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública mais de 36 mil processos de execução fiscal. "É um número expressivo de ações intentadas pelo Fisco Municipal visando à recuperação de créditos que lhe pertencem e refere-se a questões que já foram devidamente pacificadas na esfera dos Tribunais Superiores. Estamos propondo o estabelecimento de regras jurídicas que disciplinem a transação tributária para encerrar uma quantidade considerável de litígios judiciais", assinala José Wilson.

O procurador acredita que a efetiva aplicação do instituto da transação em matéria tributária redundará não apenas no encerramento de litígios, mas também permitirá a otimização da arrecadação de valores tributários pela Fazenda Pública Municipal. Poderão ser priorizadas, por exemplo, execuções fiscais manejadas contra os grandes devedores, que devem somam vultuosas ao Erário Municipal.

O outro Projeto de Lei Complementar dispõe sobre cobrança judicial e extrajudicial dos créditos municipais inscritos na dívida ativa. O objetivo é aprimorar o sistema de cobrança dos créditos municipais, o que é de responsabilidade da PGM.


Explica o procurador que a competência para atuar na dívida ativa foi repassada à PGM em dezembro de 2011, através da Lei Complementar 4.212, que alterou o Código Tributário do Município de Teresina. "Entretanto, fazem-se necessários parâmetros objetivos para regular as ações de cobrança a serem desenvolvidas, que estão previstas no presente Projeto de Lei Complementar", frisa José Wilson.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais