Cidadeverde.com

Polícia é acionada por suspeita de trabalho infantil em escolas

Imprimir
Atualizada às 12h50
 
 
O Conselho Tutelar, acionado para verificar as condições em que estavam submetidos os alunos participantes do projeto Superação, de reforma e melhoria da unidade escolar Lourival Parente, avalia de forma positiva. Porém, segundo o conselheiro Dimas Leandro, há necessidade de “alguns ajustes”, como o uso de equipamentos de proteção pessoal pelos estudantes na atividade de capina e varrição.
 
Segundo o conselheiro, não foram verificadas irregularidades, já que o trabalho é voluntário, os pais foram avisados e não há indícios de que os alunos receberão compensação através de nota no boletim escolar.
 
A professora Shirlene Sousa explica que o projeto é uma parceria com o Instituto Unibanco. Shirlene afirma que o trabalho é voluntário e a compensação será dada depois, porém, ainda não está definida a forma.
 
Em entrevista ao Jornal do Piauí, a professora confirmou que os alunos voluntários pagaram uma quantia em dinheiro, usada para a compra de material, como tintas, sacos de lixo, vassouras e outros utensílios.
 
Evelin Santos/CidadeVerde.com
 
 
Populares que passaram na BR 316 na manhã desta sexta-feira (23) estranharam ver que os alunos do colégio Lourival Parente estavam capinando a calçada da escola e pintando o muro. O fato chegou a ser denunciado à polícia e ao Conselho Tutelar. Entretanto, o que parecia trabalho infantil é na verdade a atividade do projeto Superação, de incentivo à preservação das escolas. 
 



 
Segundo a professora de Filosofia Sandra Sucupira, as atividades são coordenadas por funcionários da escola como coordenadores e professores e não há exploração ou perigo aos alunos. “Queremos que o aluno tenha consciência da preservação (da escola). As atividades são podar árvores, plantar, decorar e cuidar do aspecto visual da escola. E faz parte do projeto Ensino Médio Inovador”, declara. 
 

 
A coordenadora da escola, Ana Paula, explicou que as atividades foram planejadas há um mês e que este ano o tema é o cuidado com a infraestrutura das unidades. “Estamos trabalhando a solidariedade. No próximo ano vamos trabalhar o meio ambiente”, declara. 
 


 
Os estudantes, adolescentes, não se mostraram humilhados ou chateados com a situação. Annielle Morais, 19 anos, disse que esta é uma boa oportunidade de interagir com os colegas. “Eu sou a favor desse projeto porque deixa o ambiente e a gente ainda se diverte bastante”, garante. 
 
 
A ação é realizada por todas as unidades escolares da circunscrição da 19ª Gerência Regional de Educação. As atividades acontecem até este sábado (24). 

A conselheira tutelar deve ir até as escolas nesta tarde para verificar se há irregularidades.

Flash de Jordana Cury
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais