Cidadeverde.com

ADIP realiza I Fórum de Políticas Públicas para o Diabetes no Piauí

Imprimir
O mês de novembro foi voltado para discussões e debates sobre o problema de saúde pública no qual se tornou o diabetes. Nesse sentido, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realizou uma série de ações durante todo o mês, considerado pelos diabéticos como mês azul, para alertar e enfatizar a população da importância da detecção precoce da doença, bem como sintomas e tratamento. E, para encerrar as atividades, acontece amanhã (30), a partir das 8h, no auditório do Conselho Regional de Medicina, o I Fórum de Políticas Públicas para o Diabetes no Piauí.

Durante todo o dia profissionais de saúde, estudantes e representantes da sociedade civil participarão de palestras e discussões sobre a situação das políticas públicas voltadas ao diabetes no Piauí. A promotora Cláudia Seabra é uma das palestrantes do evento e iniciará as atividades falando sobre o tema “Diabetes e Políticas Públicas no Brasil: uma história de conquistas e desafios”.

Durante o Fórum acontecerá também uma mesa-redonda cuja temática será: “Complicação da doença e impactos no Sistema de Saúde. Na oportunidade, o oftalmologista André Uchôa fará uma explanação sobre Retinopatia Diabética, o médico Valrian Campos tratará sobre pé diabético e José Tibúrcio Neto explicará a relação entre diabetes e doença renal crônica.

Os serviços de assistência ao diabetes no Hospital Getúlio Vargas; protocolo de dispensação de medicamentos; assistência farmacêutica; experiência do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, bem como as responsabilidades da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Piauí com os diabéticos estarão em pauta durante o evento.

Para a presidente da ADIP, Jeane Melo, o I Fórum de Políticas Públicas para o Diabetes no Piauí encerra o Novembro Azul em grande estilo, uma vez que  durante todo o mês foi disseminada a educação em diabetes por meio de atendimentos em praças e outros locais públicos, inauguração do primeiro Ambulatório de Feridas e Pé Diabético - no Lineu Araújo; um projeto da ADIP executado pela Fundação Municipal de Saúde, entre outras atividades.

“O mês termina com o Fórum, pois sabemos que precisamos discutir a atual situação das políticas públicas voltadas ao diabetes no Piauí, avaliando os resultados das ações existentes e abrindo espaço para novas proposições. Além da execução das leis, é premente a necessidade de melhor operacionalizar o sistema para atender a esta enorme demanda. Vale lembrar que o diabetes representa hoje um dos maiores desafios para qualquer sistema de saúde”, destaca Jeane Melo.

A participação no Fórum é gratuita e o público interessado pode efetuar a inscrição por meio do endereço eletrônico [email protected].

 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais