Cidadeverde.com

Firmino Filho quer modelo europeu e admite isolamento do PSDB no Piauí

Imprimir
O prefeito eleito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), reconheceu que o partido corre risco de isolamento a nível nacional e estadual, analisou a derrota da sigla nas candidaturas a governador no Piauí e destacou que defenderá o modelo europeu para o desenvolvimento do transporte coletivo.

Foto: Evelin Santos / Cidadeverde.com

"Existe a necessidade de buscar furar esse isolamento, de buscar novos aliados, pertencer a novos blocos de poder. Atualmente os aliados do PSDB são o DEM e o PSD, mas o PSDB é um partido reformista, precisa buscar alternativas, até porque as eleições estaduais estão casadas com as eleições nacionais, por isso corremos risco de isolamento. Não podemos cair nas armadilhas dos nossos opositores", disse o prefeito eleito, em entrevista ao Jornal do Piauí.

Firmino ressaltou que apesar de seu partido possuir seis vitórias consecutivas na esfera municipal, tem também quatro derrotas nas eleições estaduais. "Em Teresina há um caso atípico. Em duas dessas vitórias, éramos oposição e vencemos. Entretanto, quatro dos nossos candidatos ao governo, incluindo esse que vos fala e Sílvio Mendes, foram derrotados. Temos que entender porquê o PSDB não dá certo a nível estadual. Pelo que já percebemos, o que dá certo em Teresina, não necessariamente dá certo no Piauí e a capital responde a apenas um quarto do eleitorado", analisou o tucano.

Economista, Firmino também analisou a atual situação do transporte coletivo no país. Para ele, o Brasil terá que decidir se investirá no modelo americano ou no modelo europeu de desenvolvimento urbano. "A realidade dos Estados Unidos requer mais investimentos porque é voltada para servir o automóvel particular. Aqui no Brasil temos um exemplo claro desse sistema em Brasília. Já a realidade das cidades europeias é bem diferente. O foco é o pedestre e o transporte coletivo. Aqui, o exemplo que mais se aproxima é Curitiba. O modelo europeu é muito mais compatível com o que queremos, mas a decisão está aberta para o país. Reduzir os impostos dos automóveis ajuda a não cair o nível de consumo, mas pode trazer consequências desastrosas", argumentou.

Busca por recursos

Após as discussões geradas durante o período eleitoral sobre a dificuldade que o PSDB teria de buscar recursos junto ao governo federal, Firmino afirmou que já se reuniu com a bancada para "criar um diálogo" e participou da definição das emendas parlamentares para 2013. Ele considerou uma vitória a destinação de quatro propostas para Teresina. 

"Temos uma emenda para a criação de creches e berçários, outra para a construção de 40 unidades de saúde, outra para o hospital do Dirceu II e outra para a avenida Via Sul. Isso demonstra nosso interesse de buscar entendimento e termos um mandato maduro. Dilma [Rousseff] já demonstrou que tem trabalhado cada vez mais de forma impessoal, independente de partidos políticos e isso diminui a influência política. Iremos buscar uma reunião com a presidenta no momento oportuno", anunciou.

Secretariado

O tucano reafirmou que a escolha de seu secretariado foi predominantemente técnica e que buscou inovação no que diz respeito aos nomes. Ele acrescentou que viajou por Pernambuco e Minas Gerais estudando modelos de gestão que serão adaptadas em Teresina.

"Mudamos as pessoas, não a forma de administrar. Vamos reforçar aquilo que é importante, que é o respeito ao patrimônio público. A prefeitura tem que dar assistência aos que mais precisam. Para isso precisamos de um conjunto de inovação. Viajamos para conhecer modelos e acredito que é possível aplicar em Teresina o sistema de metas, renovar o planejamento, refazer o olhar para o futuro. Buscaremos, em nossa administração, consultorias externas de pessoas que têm experiências internacionais", disse.

Firmino comentou ainda a polêmica após a escolha do vereador eleito pelo PMDB, Luiz Lobão, para a Fundação Municipal de Saúde. "O nome não foi indicado pelo PMDB [que fazia oposição ao PSDB durante as eleições]. A escolha foi feita a partir das sugestões do Sindicato dos Médicos do Piauí. Assumimos esse compromisso nas eleições e estamos cumprindo. Tenho certeza de que ele fará um grande trabalho para fortalecer o Programa de Saúde da Família e a Atenção Básica", explicou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais