Cidadeverde.com

Sindicato ajudará família de operário morto em ação contra construtora

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado do Piauí (Sitricom-PI) vai auxiliar a família do operário Francisco Wallison da Silva Abreu, 20 anos, a acionar judicialmente a construtora responsável pelo prédio do qual ele caiu quando trabalhava na manhã desta quarta-feira (16). O ajudante de carpinteiro teve morte imediata. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

"Ela tinha que dar o equipamento e tinha que fazer a segurança da obra, e ela nem isso fez. O Sindicato vai chamar a família para entrar com ação para que a empresa indenize a morte do trabalhador", afirmou Antônio Rodrigues, presidente do Sitricom, em entrevista para a TV Cidade Verde.


Casado e residente no município de Monsenhor Gil, Francisco estava na obra há seis meses trabalhava no nono andar do condomínio Play Ilhotas, na rua Mato Grosso, zona Sul de Teresina. O acidente aconteceu por volta de 12h. O Instituto Médico Legal levou seu corpo às 14h20. Ele não estaria com o cabo guia atrelado ao seu cinto de proteção. 

Avô da vítima e vereador do município de Miguel Leão, Laurindo Pessoa Silva também pediu Justiça. "Nós esperamos que seja punido para que não aconteça outra vez com outra pessoa", declarou para a TV Cidade Verde. 


O Cidadeverde.com tentou falar com a Vetor Engenharia Ltda. Por telefone, uma atendente do escritório apenas confirmou que todo o auxílio necessário para a família do operário estava sendo prestada. 

Em nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) informou que a apuração dos fatos é de competência do Ministério Público do Trabalho, mas se coloca a disposição caso seja necessário esclarecer algo não elucidado no processo investigatório. Uma equipe do Crea visitou a obra para verificar se o plano de segurança apresentado estava sendo cumprido. 

Veja a nota oficial do CREA-PI

O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PIAUÍ – CREA-PI, AO TEMPO EM QUE LAMENTA O REGISTRO DE MAIS UM ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM ATIVIDADES DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO PIAUÍ, COMO O QUE OCORREU NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA, 16.01.2013, NO CANTEIRO DE OBRAS DA EMPRESA VETOR CONSTRUÇÕES LTDA., ESCLARECE QUE É DA COMPETÊNCIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO A APURAÇÃO DOS FATOS QUE CULMINARAM COM A MORTE DO OPERÁRIO, NO DIA DE HOJE.

O CREA-PI ESCLARECE AINDA QUE, UMA VEZ CONCLUÍDA A PERÍCIA CRIMINAL, E EM PERSISTINDO DÚVIDAS PARA A PERFEITA ELUCIDAÇÃO DOS FATOS, COLOCA À DISPOSIÇÃO DO PROCESSO INVESTIGATÓRIO OS PROFISSIONAIS DA SUA COMISSÃO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, PARA A REALIZAÇÃO DE PERÍCIA TÉCNICA, OUVINDO E APURANDO A RESPONSABILIDADE (SE HOUVER) DO PROFISSIONAL QUE ELABOROU O PROJETO DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. 

TERESINA, 16 DE JANEIRO DE 2013

PAULO ROBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA
PRESIDENTE DO CREA-PI

com informações de Aline Carvalho (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais