Cidadeverde.com

Governo vai construir mais 80 barreiros no Semiárido

Imprimir
A infraestrutura hídrica do Piauí terá mais um reforço em 2013. O Governo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), vai construir 80 barreiros de acumulação de água na zona rural de municípios do Semiárido.


Nas obras, cuja ordem de serviço já foi assinada pelo governador Wilson Martins e pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, serão investidos cerca de 3,217 milhões e a estimativa é de que beneficiem diretamente mil famílias de agricultores familiares.

Os barreiros, de acordo com o projeto, vão facilitar o acesso à água, reduzindo seus deslocamentos em busca de atender suas necessidades hídricas, especialmente na dessedentação animal.

Eles também vão melhorar as condições de exploração dos rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos na região do Semiárido, a mais seca do Estado, através do fornecimento de água para os animais nos períodos críticos, reduzindo gastos com aquisição do produto e diminuindo as taxas de mortalidade provocada pela seca, aumentando assim a renda média dos produtores.

Com os barreiros, haverá maior aproveitamento da água das chuvas, direcionando-as para os reservatórios e barramentos, melhorando e regularizando as vazões de pequenos riachos e córregos, favorecendo a manutenção das vegetações ciliares pela disponibilidade hídrica nas margens.

A construção do barreiro compreende a limpeza da bacia hidráulica, escavação do porão, fundação do barramento, construção do maciço, drenagem e sangradouro.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais