Cidadeverde.com

Manifestantes invadem Câmara de Vereadores durante leitura de prefeito

Imprimir
Atualizada às 12h05 (horário local)
O prefeito Firmino Filho sobe à tribuna para seu discurso debaixo de vaias dos presentes. 

Thaís Loiola/CidadeVerde.com

Tropa de choque está no local


Ampliada às 12h02
Antes da chegada do prefeito Firmino Filho para a abertura do Ano Legislativo na Câmara Municipal, diversos manifestantes invadiram o plenário da Casa, com apitos e faixas. A manifestação está sendo promovida pelos moradores dos residenciais Dilma Rousseff, Leonel Brizoa, Vilas das Tores, Parque Vitória e Vila Elmano Férrer, na região da Grande Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. 


Os manifestantes reclamam respeito e querem que o prefeito cumpra com as promessas, segundo ele, contraídas durante sua campanha eleitoral, de que iria regularizar a situação das famílias. Eles estão munidos de apitos, faixas, carros de som. O evento que deveria iniciar ás 11h já está com cerca de uma hora de atraso. 

A ordem de reintegração de posse dos terrenos deve ser cumprida após o carnaval. 

Antonio Cruz, um dos líderes do movimento, diz que não vão permitir que o prefeito faça seu pronunciamento. “O Firmino Filho não vai falar enganando o povo. Ele vai ouvir é vaia na Câmara”, declarou. 


Graça Santos, do residencial Dilma Rousseff

"Existe um processo de despejo para as 600 famílias do residencial Dilma Roussefr. Na época da campanha, Firmino prometeu regularizar e agora já começa a despejar. O primeiro ato dele como prefeito foi despejar as famílias do residencial Elmano Férrer. Os próximos somos nós. Estamos aqui para pedir respeito e exigir que ele cumpra o que prometeu", disse Graça Santos, presidente da associação de moradores do residencial Dilma Rousseff.


Os populares que ocuparam a frente e o plenário gritam: "Firmino, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!". O gestor já se encontra no prédio acompanhado de seus secretários, mas aguarda os ânimos se arrefecerem. 

A polícia foi chamada para conter o movimento. O comandante de Operações Especiais, coronel Jaime Oliveira está no local e já pediu reforço por conta dos ânimos estão exaltados. “A polícia está preparada para qualquer eventualidade e para manter a ordem”, descreveu. 

Manifestantes afirmam terem sido atingidos com spray de pimenta pela Polícia Militar. 

"O prefeito não quis nos receber, por isso estamos aqui. Ele não tem humildade", reclama Francisca Silva, dona de casa e uma das pessoas que teve sua família despejada do Residencial Elmano Ferrer no dia 21 de janeiro deste mês. 

O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Martins deu início à sessão e diz que a casa é do povo. "Precisamos dar inicio aos trabalhos legislativos e à nossa sessão. Pedimos apoio de todos a compreensão para o inicio da sessão", pediu.

Rodrigo Martins convida o secretário estadual de Educação, Átila Lira, que representa o governador Wilson Martins na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Themitocles Sampaio, a vice- presidente da OAB, Eduarda Mourão, o deputado estadual e secretário municipal de governo Luciano Nunes, para a mesa de honra.


Flash de Thaís Loiola e Francisco Magalhães
Redação Carlos Lustosa Fiho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais