Cidadeverde.com

Prefeitura de Altos garante reforma do hospital até o fim de 2013

Imprimir
O secretário estadual de Saúde Ernani de Paiva Maia anunciou, nessa quinta-feira (22), que o Governo do Estado vai firmar convênio com o município de Altos para recuperar o Instituto de Saúde José Gil Barbosa. Ernani garantiu que hospital será reformado e reequipado até o final de 2013, atendendo ao pedido da prefeita Patrícia Leal.
 

A ocasião foi a visita do secretário ao próprio hospital municipal que há anos passa por problemas estruturais e não apresenta condições adequadas para atender a uma demanda populacional que gira em torno de 70 mil habitantes. Na última terça-feira (19), Patrícia Leal se reuniu com o secretário em Teresina, solicitando apoio do Governo do Estado para reformar e reestruturar o hospital.
 
Como relata a prefeita, atualmente, o Instituto de Saúde atende, além de Altos (cerca de 40 mil habitantes), às populações de Coivaras, Pau D’Arco, Prata, Novo Santo Antônio, Alto Longá e Beneditinos.
 
Segundo Patrícia Leal, além dos equipamentos obsoletos e fora de uso, da precariedade ou inatividade dos leitos do hospital e da falta de médicos e enfermeiros, o município conta com apenas uma ambulância. A prefeita explicou que, desde que assumiu o município, em janeiro deste ano, a saúde tem sido a prioridade de sua gestão.

 
“Nós procuramos a Secretaria de Saúde do Piauí para pedir socorro, pois nosso hospital está em estado de calamidade pública e nosso povo merece ser atendido com respeito. Não se justifica que uma cidade como Altos, com uma população grande, tenha um atendimento precário como este”, pontua Patrícia, explicando que está tomando todas as medidas possíveis para oferecer um serviço decente para a população, mas que o apoio do Estado será fundamental diante da dimensão do problema.
 
A secretária municipal de Saúde Danielle Pinheiro observa que a última reforma por que passou o hospital foi há 18 anos, ainda na gestão do então prefeito Cézar Leal. “Nesses anos todos, o poder público municipal simplesmente abandonou o hospital e população ficou desamparada, tendo que se deslocar para outras cidades, como Teresina, em busca de atendimento médico”, afirma.
 
Danielle frisa que a Secretaria de Saúde de Altos tem implementado ações para melhorar o atendimento no Instituto, como o suprimento de medicamentos e a reforma de sala de raio-X, mas acrescenta que “essas ações são insuficientes, o hospital precisa de uma reestruturação completa para prestar serviço de plena qualidade à população”.
 
O secretário de Saúde Ernani Paiva disse ter ficado chocado com a situação do hospital e afirmou que não haverá dificuldade em conseguir recursos para a reforma, reequipamento e proveniência de profissionais para o local, já que é uma determinação do Governo do Estado o investimento na recuperação dos hospitais municipais.
 
“O hospital de Altos está completamente desestruturado, em todos os aspectos (físico, de equipamentos e de recursos humanos). Por decisão de Governo e ação de Estado, a Sesapi vai formalizar um convênio com o município de Altos para recuperar o hospital e colocar para funcionar para atender em baixa e média complexidade”, garante Ernani.
 
"A população de Altos precisa de um atendimento digno na área de saúde e nós vamos trabalhar, buscar parcerias, fazer o que for necessário, para atender a essa necessidade. É uma questão de respeito, de cidadania e de dignidade", finalizou Patrícia Leal.
 
A visita ao Instituto de Saúde José Gil Barbosa foi acompanha também pelo deputado estadual Fernando Monteiro, pelo secretário de Administração de Altos Warton Lacerda, pelo diretor do hospital Roberto Alcântara e pelo assessor do gabinete da Sesapi, o médico Artur Pereira.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais