Cidadeverde.com

90%das ligações aos bombeiros são trotes; projeto prevê multa

Imprimir
O número de trotes passados para os serviços de emergência de Teresina preocupa as autoridades municipais. No caso do Corpo de Bombeiros, cerca de 90% das ligações recebidas através do 193 são trotes.


Na sede da corporação, dois bombeiros ficam de plantão para atender às ligações. "Às vezes a gente percebe que é trote porque, se for criança, geralmente fica sorrindo da situação. Mas quando o trote é passado por adultos é difícil perceber", disse uma das plantonistas. 

Nesta quinta-feira (28), será colocado em primeira votação na Câmara Municipal um projeto de lei do vereador José Ferreira (PSD), que prevê multa de R$ 500 a quem passar trote para o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu (Serviço Móvel de Urgência) e Ouvidorias.


"A multa será cobrada ao assinante da linha telefônica ou responsável. Caso haja reincidência, o valor será duplicado", explicou o parlamentar.

No caso da Polícia Militar, a major coordenadora do 190, Joseline Oliveira, destacou que está desenvolvendo um sistema que evita os trotes. "Esse é um dos nossos maiores problemas. Por isso, estamos modernizando o serviço. Assim como acontece em SP, quem passar trote será identificado e multado", revelou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais