Cidadeverde.com

STF: piso do magistério vale desde 2011;PI não será afetado

O Supremo Tribunal Federal decidiu na tarde desta quarta (27) que o piso nacional dos professores vale desde 2011. Pela decisão, os estados que não estão cumprindo a lei e pagando o piso desde janeiro deste ano ficam obrigados a pagar com data retroativa a abril de 2011.

Os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará entraram com recurso alegando que não tinham condições financeiras de pagar os valores retroativos.


Segundo o secretário de Administração do Município de Teresina, Sérgio Honório, a decisão do STF não afeta a prefeitura de Teresina, nem ao governo do Piauí.

"Alguns estados vinham alegando uma série de observações para não cumprir a lei. Não é o caso do município de Teresina. Essa decisão é para obrigar todos os estados e municípios que não vinham cumprindo a lei a pagarem o valor estabelecido nacionalmente. No nosso caso não tem nenhum efeito porque desde que a lei passou a vigorar o município vem cumprindo", explica Sérgio Honório.

Ainda de acordo com o gestor, o que a prefeitura está fazendo agora é adequando a lei.  

Nesta quinta (28), às 8h, acontece uma reunião na Câmara Municipal para tratar do projeto que regulamenta o pagamento do piso nacional aos professores do município. O Sindicato dos Servidores contesta o percentual do reajuste. Ao invés dos 7,97% oferecidos pela prefeitura, a categoria, em greve desde o dia 18, alega que as perdas salariais chegam a quase 47%.


Participam da reunião todos os vereadores da capital, os secretários de Administração, Sérgio Honório, e de Educação, Paulo de Tarso.

Além disso, segundo Sérgio Honório, o projeto prevê o aumento no número de cargos na Educação. A intenção do prefeito é convocar professores aprovados no último concurso.

"Nós vamos à Câmara explicar aos vereadores primeiro a situação que envolve a greve e depois tratar de uma questão de aumento do número de cargos de professores para que os concursados sejam convocados", afirma.



Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais