Cidadeverde.com

Caixa começa a fiscalizar 26 mil casas e vai tomar os imóveis irregulares

Imprimir
O gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal, Raimundo Nonato Andrade, que fiscaliza as casas entregues do Programa Minha Casa, Minha Vida que os 26 mil imóveis entregues no Piauí vão ser notificados para que os donos compareçam à Caixa. Caso, o assinante do contrato não esteja morando no imóvel, ele será tomado pelo órgão. 


Até o ano passado, a Caixa não tinha como fiscalizar imóvel por imóvel, somente quando havia denúncias formais. “Mas, agora fizemos um convênio com os Correios que vai entregar em cada casa uma notificação que deverá ser assinada pelo proprietário do imóvel, se for constatado que ele e o assinante do contrato não são a mesma pessoa, ele será intimado a ir até a Caixa e justificar porque não está no imóvel e este pode ser retomado”, afirma o gerente. 

Segundo ele, essa parceria começou em janeiro e daqui a dois meses já terá os primeiros números de imóveis retomados, já que a Caixa tem consciência de que muitos não foram ocupados, foram transferidos, vendidos ou alugados. “Mas, antes não tinham como fazer esse controle e agora encontramos essa alternativa”, justificou.

Andrade participou do quadro "O povo quer saber" no Jornal do Piauí

O gerente de negócios critica a seleção feita pelas prefeituras que são responsáveis pelas inscrições dos possíveis beneficiados. “A gente percebe uma fragilidade na seleção. Já que permite que todas as pessoas se inscrevam até as que não são de Teresina, tem gente de Altos e até de Corrente. Como é que existem 90 mil inscrições se segundo o IBGE o déficit habitacional oficial é de 50 mil moradias? Tem que desclassificar as pessoas que não precisam”, destacou Raimundo Nonato Andrade. 


Ele disse que está conversando com a Prefeitura de Teresina para selecionar melhor essas pessoas e pelo menos minimizar essa situação, já que existem classes que devem ser priorizadas e não estão. 



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais