Cidadeverde.com

Vereador quer programa de saúde permanente em escolas municipais

Imprimir
O vereador Ananias Carvalho (PV) solicitou ao prefeito Firmino Filho (PSDB) a criação do programa Saúde Escolar de forma permanente nas escolas municipais. O programa consistirá na realização de consultas e exames médicos nos estudantes, com prioridade para exames de acuidade auditiva, visual, hanseníase e verminose. Uma equipe médica terá que circular em todas as escolas municipais de Teresina analisando os estudantes.


De acordo com o indicativo de projeto de lei já encaminhado à Prefeitura de Teresina, a equipe de saúde terá clínicos gerais, pediatras, oftalmologistas, enfermeiros, dentre outros profissionais selecionados pela Secretaria de Saúde. O vereador Ananias Carvalho explica que atualmente não existe um trabalho permanente de acompanhamento de saúde dos estudantes na escola pública. Ele informou apenas de campanhas provisórias, como a que irá ocorrer entre os dias 18 e 22 deste mês, mas que será promovido entre a Prefeitura e o Governo Federal promoverão para a busca ativa de casos de Hanseníase e tratamento de verminoses.

“Recebemos várias solicitações de pais e mães de famílias principalmente com reclamações de problemas auditivos e visuais por parte de seus filhos. Esse programa é fundamental para melhorar a saúde de nossas crianças. Se as famílias forem buscar os hospitais municipais a demora é muito grande desde a marcação de consulta até a realização dos exames e o início do tratamento. Acredito que esse projeto será bem aceito pela Prefeitura e terá um efeito muito positivo”, explicou o vereador

Ananias lembrou ainda que se for diagnosticado os sintomas de doenças auditiva, visual, hanseníase e verminose, a criança será encaminhada imediatamente pela equipe médica a um laboratório da rede municipal para realização dos exames necessários. As despesas ficarão por conta da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O projeto determina ainda que a Prefeitura de Teresina poderá, inclusive, fornecer próteses auditivas e armações oculares e lentes, mas somete àqueles que comprovadamente estiverem no programa Bolsa Família. Para implementação do Saúde Escolar, o Poder Executivo poderá realizar convênios.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais