Cidadeverde.com

Teresina: gastos com alimentação aumentaram 14,06% no último ano

Imprimir
Um típico prato de comida contém: arroz, feijão, macarrão, salada e uma fatia de carne, bovina, suína ou ave. Com ele, o brasileiro se mantém saudável e apto física e psicologicamente para a jornada diária de trabalho. Porém, o custo desses alimentos vem aumentando e chegando, em alguns casos, a um percentual superior a 40% nos últimos doze meses.


De acordo com a Fundação Cepro, responsável pelo estudo do Custo de Vida (IPC) da população de Teresina, o custo do almoço em domicílio teve inflação mais elevada que a alimentação feita fora de casa. No primeiro caso, chegou-se a um índice inflacionário de 14,60%, enquanto nos restaurantes um Prato Comercial ou Prato Feito (PF, como é conhecido), ou ainda em um self-service o custo aumentou apenas 2,14%. “Este dados nos mostram que comer em casa, apesar de ainda não ser mais caro, está se tornando cada vez mais oneroso para o consumidor”, explica o economista Manoel Moedas.

Segundo a pesquisa, entre os meses de março de 2012 e fevereiro de 2013, o arroz e o feijão inflacionaram, respectivamente, 17,37% e 20,31%. Já as massas industrializadas, onde se encontram os espaguetes e o macarrão instantâneo, o aumento foi de 2,48%. Porém o maior aumento se deu entre as verduras e hortaliças, que inflacionaram 47,76%; destaque para o repolho (93,33%); o tomate (85,47%); a batata inglesa (77,31%) e a batata doce (62,73%).

Dentre as carnes, as aves e os ovos foram os que mais oneraram o bolso do consumidor, chegaram a inflacionar 21,01% nos últimos 12 meses. Em seguida, as carnes caprina e suína, com aumento de 17,99%; as carnes de peixes e crustáceos, com aumento de 9,42% e as carnes bovinas com 5,40%.

“Acreditamos na diminuição dessa inflação em muitos desses produtos já em março, por conta dos descontos dado pela presidente Dilma, porém ainda teremos em alguns produtos uma certa elevação por conta do período quaresmal”, explica o economista.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais