Cidadeverde.com

Declaração do IR pode ser enviada por dispositivos móveis

Imprimir
Desde a última segunda-feira (1º) está disponível no site da Receita Federal do Brasil o aplicativo m-IRF, possibilitando ao contribuinte o envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física através de dispositivos móveis tablets e smartphones que utilizem os sistemas IOS e Android.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Teresina, João Batista Barros, a novidade busca dar mais praticidade ao contribuinte no momento da declaração.

“Percebemos que as pessoas estão aderindo cada vez mais os dispositivos móveis para diversas atividades do cotidiano e resolvemos adotar a mobilidade para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. É um passo importante e oportuno para analisarmos quantos contribuintes utilizarão o novo método e assim concluirmos se há respaldo nas necessidades do cidadão”,afirma.

No entanto, nem todos os contribuintes poderão utilizar o aplicativo estando restrito a pessoas que residem no Brasil.

“O aplicativo ainda é bastante restrito e direcionado aos contribuintes com situação financeira mais simples, como ter apenas uma fonte pagadora, não possuir rendimentos vindos do exterior, não ter bens a declarar, por exemplo. É um teste para saber qual é, de fato, a demanda da sociedade”, ressaltou o delegado João Batista Barros.

A expectativa é que 5 milhões de contribuintes estejam aptos a utilizar o novo método em todo o Brasil. Segundo a instrução normativa nº 1399 o aplicativo não poderá ser utilizado por contribuintes que tenham auferido rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física do país ou do exterior, com exigibilidade suspensa, que tiveram ganho de capital com ações, sujeito a tributação exclusiva, entre outros; além de pessoas físicas com rendimentos isentos e não tributáveis.

O período de entrega da declaração do IR 2013 segue até o dia 30 de abril. No Piauí são esperadas mais de 180 mil declarações.

Canal no youtube

O contribuinte pode ficar por dentro de todas as novidades da Receita Federal do Brasil através da TV Receita, canal oficial da RFB no Youtube.

Através do endereço http://www.youtube.com/user/TVReceitaFederal o contribuinte tem acesso a vídeos informativos sobre educação fiscal, além da atuação da Receita no combate ao contrabando, pirataria, descaminho e tráfico de drogas. O objetivo é contribuir para a boa imagem da instituição, da mesma forma que proporcionar transparência e disseminar a cidadania fiscal.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais