Cidadeverde.com

Projeto mobiliza municípios para otimizar a emissão de certidão

Imprimir
Uma comitiva de técnicos da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de ZPEs está no Piauí para acompanhar e fiscalizar a implantação da ZPE Parnaíba. Na terça-feira (23), a delegação teve uma programação intensa de visitação à área dos Tabuleiros Litorâneos, à Prefeitura de Parnaíba, à sede da Companhia Administradora da ZPE e a empresários locais.

De acordo com o coordenador da análise de projetos do CZPE, Leonardo Santana, a visita é uma atividade rotineira do órgão. “A ZPE Parnaíba faz parte do grupo das seis ZPEs mais avançadas do Brasil. A ZPE Parnaíba está em uma posição privilegiada das demais. É interessante vir aqui e perceber o estágio avançado do empreendimento, isso nos leva a crer que esta poderá ser a primeira ZPE do Brasil a operar efetivamente”, destacou.

Durante a visita, o grupo de técnicos se reuniu com o empresário da PVP S/A, David Jacob, para prestar a consultoria necessária para a elaboração do projeto industrial da empresa. “As empresas que desejam se instalar nas ZPEs brasileiras devem apresentar ao CZPE um projeto de instalação para análise e aprovação. Duas empresas já têm projetos aprovados para a ZPE Parnaíba e atualmente, outras empresas estão trabalhando na elaboração”, esclareceu o diretor técnico-comercial da ZPE Parnaíba, Dinarte Porto.

A aproximação das esferas municipal, estadual e federal pretende impulsionar a ZPE Parnaíba. O Governo Estadual está em constante articulação com as mais diversas áreas para o desenvolvimento do Estado e fortalecimento da economia. Para o empresário do Grupo Centroflora, Micahel Andersen, o auxílio do CZPE foi fundamental para a aprovação dos dois projetos de instalação industrial do grupo.

“O Conselho participou da elaboração dos projetos da Vegeflora e da DK Frutas, nossa equipe sempre esteve em contato frequente com os técnicos para esclarecer pontos importantes. O Grupo Centroflora acredita na implantação da ZPE Parnaíba e no momento, estamos trabalhando na atração de parceiros para o projeto de concentrado de frutas”, disse.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais