Cidadeverde.com

Judô:Brasileira que virou "africana" enfrenta Sarah na estreia na Rússia

Imprimir
O sorteio do World Masters de Judô reservou uma chave complicada para a judoca Sarah Menezes. Em Tyumen, Rússia, a campeã olímpica terá de enfrentar rivais que já lhe deram trabalho em outras ocasiões. A estreia neste sábado (25), inclusive, será contra uma brasileira que agora defende Guiné-Bissau.

Taciana Lima era reserva de Sarah Menezes na seleção brasileira e lutava para tirar da piauiense o posto de titular. Sem conseguir isso nos tatames, ela acabou abraçando sua nacionalidade do país africano, tendo em vista que seu pai é de Guiné-Bissau. Atual campeã africana, a brasileira revê Sarah Menezes logo na primeira luta deste sábado. 

Daniel Zappe / Fotocom
Sarah Menezes com Taciana Lima, em 2011, quando era rival da piauiense e nem sonhava em defender Guiné-Bissau

Em competições internacionais, Sarah e Taciana se enfrentaram três vezes, com duas vitórias da piauiense e uma derrota, na Copa do Mundo de Belo Horizonte (MG), em 2009.

Se passar para as quartas-de-final, a judoca piauiense terá pela frente ou a romena Amelie Rosseneu, a quem enfrentou três vezes - duas derrotas em 2009 e uma vitória em 2010 - ou a mongol Otgontsetseg Galbadrakh. Os confrontos definirão a semifinalista da chave A.

Na chave B, de onde sairá a adversária de Sarah Menezes em uma eventual classificação para as semifinais, estão outras adversárias perigosas. A cubana Dayaris Mestre Alvarez perdeu os dois últimos embates com a piauiense, inclusive no último Pan-Americano, mas ganhou em outras duas oportunidades. A francesa Aurore Climence também já venceu Sarah, em 2009, mas perdeu outras duas lutas em 2008. Elas se enfrentam para encarar a vencedora da luta entre a coreana Bo Kyeong Jeong e a japonesa Riho Okamoto, que nunca lutaram com a campeã olímpica, mas carregam a tradição asiátia, o que pede ainda mais caltela no confronto.

Clique na imagem para ampliar a chave da competição

As lutas começam às 9h da manhã na Rússia - 0h deste sábado no horário brasileiro. As finais e disputas de bronze estão marcadas para 18h no horário local, 9h da manhã no Brasil. A TV Cidade Verde acompanha o torneio com reportagens de Hebert Henrique e Sandoval Santiago, para a série "Do Piauí para o mundo".

Fábio Lima

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais