Cidadeverde.com

Caminhada da Acessibilidade reúne 300 na Raul Lopes

Imprimir
Mais de 300 participantes, entre pessoas cadeirantes e familiares, partiram da Ponte Estaiada às 16h para a 7ª edição da Caminhada da Acessibilidade. Segundo a presidente da ASCAMTE (Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina), Cilene Maria, este ano, a luta é pela acessibilidade no mercado de trabalho. 

Fotos: Geísa Chaves/ Cidadeverde.com

Os cadeirantes estão lutando pela não aprovação do PL 112/2006, de autoria do senador José Sarney (PMDB/AP) que reduz o percentual de pessoas com deficiência nas empresas acima de 100 funcionários de 5% para 3%. “Consideramos isso um retrocesso na luta das pessoas com deficiência, um movimento que completa 20 anos no Brasil”, afirmou. 


Para o secretário estadual para a integração da pessoa com deficiência, Hélder Jacobina, a caminhada é um marco na luta por políticas públicas que beneficiam as pessoas com deficiência no Piauí. “Segundo dados do IBGE, o Piauí é o primeiro do Nordeste e o 5º do brasil na criação de leis em beneficio das pessoas com deficiência”, afirma o gestor.  

Hoje, 66 % dos municípios, aproximadamente 162 cidades, tem algum tipo de órgão voltado para as Pessoas com Deficiência. “A nossa pretensão é que isso possa se expandir para 100% dos municípios”.  

 
A deputada estadual Rejane Dias (PT/PI), disse que esse tipo de evento serve para chamar atenção da sociedade, e que cada vez mais as pessoas estão se dando conta da questão da acessibilidade. 

No Piauí, 27% da população tem algum tipo de deficiência.  A deputada Flora Izabel também prestigiou a caminhada que parou o trânsito na Avenida Raul Lopes. 


Geísa Chaves e Sana Moraes (especial para o cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais