Cidadeverde.com

Lista tríplice: Zélia Saraiva é a mais votada para procuradora-geral

Imprimir
Em votação realizada na manhã desta sexta-feira (14), promotores e procuradores de Justiça definiram a lista tríplice para o cargo de procurador-geral. Os três nomes serão encaminhados para escolha do governador Wilson Martins (PSB).

Foto: MP-PI
Hugo, Elói e Zélia, os três mais votados

A atual procuradora-geral, Zélia Saraiva Lima, recebeu 105 votos e foi a mais lembrada para a lista tríplice. Caso o governador Wilson Martins mantenha o critério de indicar o mais votado nesse tipo de eleição, ela poderá ser anunciada para um novo mandato de dois anos. 

Também integram a lista tríplice Elói Pereira de Sousa Júnior, com 70 votos, e Hugo de Sousa Cardoso, com 65 votos. Luís Francisco Ribeiro obteve 64 votos e ficou perto de ser inserido na relação. 

Apuração dos votos

Participaram da votação 143 membros do Ministério Público do Piauí, entre 148 possíveis votantes. Cada um poderia votar em um, dois ou três candidatos. 

Wilson Martins tem 10 dias para nomear o procurador-geral. Caso ele deixe de se manifestar, o mais votado, no caso Zélia Saraiva Lima, assumirá o cargo.

Veja o perfil dos indicados

Elói Pereira de Sousa Júnior 
Atual titular da 48ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem atuação junto à Vara de Execuções Penais. Foi admitido na carreira do Ministério Público no ano 1996, somando 17 anos de atuação. Também foi titular de Promotorias de Justiça em Ipiranga, Inhuma, Jaicós e Picos.

Hugo de Sousa Cardoso
Titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação perante os Feitos da Fazenda Pública Há dois anos, trabalha também como auxiliar da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Foi admitido como Promotor de Justiça em 1988, somando 25 anos de carreira ministerial. 

Zélia Saraiva Lima
Exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça durante o biênio 2011-2013. Antes, trabalhou como Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça. É membro do Ministério Público desde 1984, somando 29 anos de carreira. Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. Foi a segunda mulher a assumir o cargo máximo da instituição, e a primeira eleita pela categoria.

Fonte: MP/PI

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais