Cidadeverde.com

Em oito dias, Piauí já imunizou 55% da meta do Estado contra a pólio

Imprimir
Dados do Ministério da Saúde apontam que após uma semana do início da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, o Piauí já imunizou 55,25% do público-alvo da meta. O índice representa um total de 126.722 vacinadas no Estado. 


A meta piauiense é imunizar 229.365 entre os seis meses de vida e os cinco anos de idade. Em todo o Brasil, a intenção é vacinar 12,9 milhões de crianças. Até o momento, já receberam a vacina 8 milhões de crianças. 

Os números representam uma cobertura nacional de 62,6% do público-alvo determinado para a primeira etapa da campanha em 2013. A meta nacional é atingir até 95% das crianças. Esta é a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Os pais, e parentes, tem até o dia 21 de junho para imunizar os menores. O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da doença. 

Mesmo assim é fundamental manter as crianças imunizadas para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, pois alguns países da África ainda registram casos da pólio.

Sobre a doença
Não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo a vacina a única forma de prevenção. Ela protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia, podem receber as gotinhas. 

Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais