Cidadeverde.com

Ministro da Integração libera verba para os Tabuleiros Litorâneos

Imprimir
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o governador Wilson Martins, acompanhados do diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Emerson Fernandes, assinam nesta segunda-feira (17), às 14h, no município de Parnaíba, ordem de serviço no valor de R$120 milhões para o desenvolvimento da segunda etapa do perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos. O recurso faz parte do programa Mais Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, que visa incentivar perímetros públicos de irrigação para expandir a produção de alimentos com qualidade.

As obras da segunda etapa do Projeto Tabuleiros Litorâneos, executado pelo Dnocs com apoio do Governo do Piauí, contemplam estações de bombeamento, além de uma rede de distribuição de energia; construção de canal de aproximação; aquisição e montagem de equipamentos; e a recuperação da rede viária.


Atualmente com 65% de execução, o Perímetro Tabuleiros Litorâneos está situado entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, na região Norte do Estado. O foco da produção local está no cultivo de frutas (acerola, caju, coco, goiaba, melão, melancia) e feijão. Quando concluída, a área total do perímetro será superior a 5,9 mil hectares, destinados a irrigantes familiares e empresários.

Nos últimos anos, o governador Wilson Martins vem buscando meios para incentivar os produtores do local, através da realização de parcerias com instituições financeiras. Um exemplo disso foi o acordo de cooperação com o Banco do Nordeste, no qual foi disponibilizado um montante de R$10 milhões para os agricultores dos Tabuleiros Litorâneos. 

A produção atual dos Tabuleiros Litorâneos é concentrada nos 2,4 mil hectares de área irrigada. A segunda etapa prevê mais 5,9 mil hectares, que serão divididos entre irrigantes familiares, agrônomos e técnicos agrícolas. 

A agricultura orgânica certificada é a marca dos cultivos no perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos, com área irrigável de 2.443 hectares que gera hoje 2.237 empregos diretos e 4.474 empregos indiretos, beneficiando uma população de 13.400 pessoas. Já foram realizados 51% da meta traçada para a II Etapa. Os serviços para conclusão incluem as obras de infraestrutura hídrica de uso comum, estações de bombeamento, rede elétrica, viária, drenagem, rede de adução e de distribuição de água.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais