Cidadeverde.com

Moradores do Parque Brasil III reivindicam posse de terras

Imprimir
Os moradores do Parque Brasil III, localizado na zona Norte de Teresina, estão percorrendo aproximadamente 15 km, realizando um protesto que irá até o Palácio de Karnak. Eles reivindicam a posse das terras onde vivem. 

Fotos: Carlos Lustosa Filho / Cidadeverde.com

Segundo os manifestantes, um acordo firmado entre a ADH e o grupo João Santos prevê que 140 dos 210 hectares do conjunto não sejam doados à população, como havia sido firmado em 2004, num acordo entre o grupo empresarial, prefeitura, governo do Estado e os moradores.


De acordo com o presidente da associação, Antônio Francisco Pança, atualmente existem 8.500 famílias vivendo no Parque Brasil III. Desse total, cerca de 5 mil seriam despejados. "Na época, foi decidido que as terras seriam doadas para a população carente. Agora estão negociando apenas 70 hectares. Queremos que o governo do Estado arque com as despesas e garanta os outros 140", explicou.



A representante da FAM (Federação de Associações de Moradores), Neide Carvalho, afirma que estava presente nas negociações em 2004 e que a gestão atual da prefeitura já se manifestou a favor da desapropriação de todos os 210 hectares. "Na época, foi feito um levantamento, no qual foi garantido que quem estava lá e tinha baixa renda iria receber seu terreno. Quem poderia pagar iria comprá-lo. O tempo passou, mas nada foi feito. Na semana passada, ficamos surpresos quando lemos uma notícia de que a ADH tinha fechado um acordo com o grupo para que apenas 70 hectares fossem doados. Isso contraria o acordo que foi feito. Queremos que o governador converse com os moradores e garanta que ninguém será despejado", disse.



Os moradores sairão da zona Norte até o Palácio de Karnak, onde pretendem ser atendidos pelo governador do Estado, Wilson Martins (PSB).


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais