Cidadeverde.com

Polícia registrou 75 ocorrências nas escolas este ano em Teresina

Imprimir
O pelotão escolar da Polícia Militar registrou nos cinco primeiros meses deste ano, cerca de 75 ocorrências nas escolas públicas de Teresina. O índice é considerado baixo pelo comandante do Grupamento, capitão Tiago Ribeiro. Segundo ele, a maior parte das ocorrências está relacionada a furto à escola e desordem. 

O militar acrescenta que o caso de Wanderson Gomes de Sousa, 14 anos, morto em frente à Unidade Escolar Martim Napoleão, no bairro Lourival Parente, zona Sul, foi um caso isolado e não tem relação com a violência escolar. 

Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

“Foi uma fatalidade social. Ele estava envolvido com más companhias, inclusive ele era bastante assíduo na escola. Naquele dia a nossa guarnição abordou diversas pessoas na frente da escola, inclusive ele e dissemos que ele fosse para casa, mas ele não atendeu e acabou acontecendo o crime”.


De acordo com o capitão, o Pelotão Escolar realiza um trabalho preventivo em 156 escolas em Teresina e faz parte de um programa de uma serie de iniciativas como o Proerd, Cidadão Mirim e Escotismos na escola que visam realizar um trabalho de segurança preventiva nas unidades educacionais.    

Morte do jovem
A diretora da escola, Lúcia Ribeiro, disse que trabalha há 28 anos na unidade e que nunca presenciou qualquer ato de violência, apenas o furto de uma câmera de segurança há dois meses. 


Ela disse que Wanderson estudava na quarta etapa do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e tinha um bom comportamento. “Ele e a irmã dele sempre foram acompanhados pela mãe. Era um aluno que sempre estava presente, vinha e voltava junto com a irmã. No dia em que o fato aconteceu ele não teve a última aula e estava fora da sala, cerca de dez minutos antes do crime, o policiamento escolar esteve por aqui”, destacou. 

A diretora, entretanto, confirma que fora do ambiente escolar, os alunos informam que já foram assaltados e tiveram objetos como celulares e colares. 


Flash Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais