Cidadeverde.com

Cáritas certifica jovens de projeto social profissionalizante na capital

Imprimir
A Cáritas Piauí realiza nesta quarta-feira (26), às 19h, a entrega de certificados de formação aos concludentes da Escola de Culinária Pimenta do Reino. A Escola é uma execução do Projeto Juventude Empreendedora, desenvolvido desde 2011, até agora com seis cursos: dois de Culinária, dois de Alimentação para Festas e dois de Barman/Bargirl.

Segundo a coordenadora do projeto, Martha Barbosa, estes profissionais podem ocupar no mercado de trabalho funções com carteira de trabalho assinada ou em grupo de economia popular solidária ou mesmo como autônomo. “A Inserção no mercado de trabalho é auxiliada pela coordenação do projeto, que procura posicioná-los no mercado logo que os cursos são finalizados. Há ainda a procura das próprias empresas. Estabelecimentos que trabalham com alimentação nos procuram em busca de profissionais capacitados. Existem também as pessoas que concluem a formação e se unem em grupos de Economia Popular Solidária. Existe um grupo denominado Doce Cidadania, formado por seis mulheres que produzem artigos como pães e  bombons caseiros e fornecem alimentação para festas. No caso dos autônomos, estes fazem, por exemplo, quentinhas em casa e fornecem na sua região. Em todos os casos, as pessoas aumentam a renda familiar e melhoram a auto-estima”, explica a coordenadora.

Várias temáticas percorrem o projeto, como a defesa e promoção dos direitos da infância, adolescência e juventude, segurança alimentar e nutricional e comunicação para a mobilização social.

A Escola de Culinária Pimenta do Reino, localizada no bairro Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina, é um projeto social de cunho formativo e profissionalizante, desenvolvido pela Cáritas Regional do Piauí em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Teresina, com apoio da entidade suíça Brücke Le Pont, e desenvolve ações de capacitação e treinamento profissional. “A escola já preparou, nesses dois primeiros anos, cerca de 120 jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social através do desenvolvimento de suas potencialidades humanas com vistas a inserção no mundo do trabalho”, comenta Martha.

A entrega dos certificados é um momento em empresários e comunidade podem aproveitar para conhecer as atividades desenvolvidas pelo projeto .

Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais