Cidadeverde.com

Total de consumidores com dívidas caiu até 2,4% no primeiro semestre

Imprimir
O número de consumidores inadimplentes apresentou queda de 0,8% no sexto mês do ano, em relação ao mesmo período de 2012. Segundo dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), no acumulado do primeiro semestre, a redução chega a 2,4%.


Já na comparação dos últimos 12 meses, o indicador recuou 1,3%. Segundo a administradora, os registros de inadimplentes mantiveram a tendência de queda iniciada no final do ano passado, resultados das melhores condições de crédito da economia, dos aumentos na renda da população e da manutenção da taxa de desemprego.

A Boa Vista Serviços ainda avalia que, dada a expectativa de um menor ciclo de aperto monetário, somada às boas perspectivas para o ano do mercado de trabalho no Brasil, o indicador deve continuar a desacelerar, fechando o ano com números levemente inferiores aos de 2012.

O valor médio das dívidas em junho foi de R$1.416, sendo 3,28% maior que o observado em maio, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

Regiões
Na análise com ajuste sazonal, apenas o Nordeste não contribuiu para a queda do indicador nacional. A região apresentou estabilidade na comparação contra o mês anterior. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte apresentaram variações de -2,5%, -1,2% e -0,9%, respectivamente. Já o Sudeste apresentou o menor decréscimo, de 0,6%, na mesma base de comparação.

Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador apresentou uma queda mensal de 2,4%, retirados os efeitos sazonais. Porém, no acumulado do semestre findo em junho o resultado foi contrário, com um avanço de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, influenciado principalmente pelas regiões Nordeste (2,4%), Norte (2,3%) e Sudeste (2,0%).

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais