Cidadeverde.com

Setores da Eletrobras e Chesf param 100% durante greve no Piauí

Os trabalhadores urbanitários (da Eletrobras e da Chesf) entraram em greve por tempo indeterminado a partir das zero hora desta segunda-feira (15). Setores da Eletrobras estão 100% parados. O Cidadeverde.com flagrou um consumidor buscando, sem sucesso, atendimento.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

Os grevistas estão acampados em frente à empresa na avenida Maranhão, realizando um ato público. O vice-presidente do Sindicato dos Urbanitários, Francisco Marques, garantiu que só serão mantidos 30% dos serviços essenciais, conforme a legislação grevista.


"Os setores de operação e manutenção ficarão funcionando em apenas 30%, assim como algumas outras áreas como a diretoria financeira e de regulação", declarou o vice.

A paralisação que ocorre hoje é nacional e engloba as 14 empresas da Eletrobras. Os manifestantes reivindicam 11,25% de reajuste relativo à inflação e o aumento médio do consumo. A Eletrobras hoje tem 1.500 funcionários e a Chesf tem 390. 

Demissão voluntária

Francisco Marques informou que o sindicato não é contra o PDV (Programa de Desligamento Voluntário). Entretanto, segundo ele, quem deve decidir sobre a adesão são os próprios servidores. "Não vamos aceitar é que usem de pressão para que os funcionários façam a adesão ao programa".


Marques destacou que o sindicato está fazendo uma greve com responsabilidade e que tudo dependerá das negociações com o governo.

Flash de Yala Sena
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais