Cidadeverde.com

Clotildes diz que houve excesso e não erros no caso Alcatéia

Imprimir
A promotora Clotildes Carvalho e o advogado criminalista Leôncio Coêlho avaliaram a atitude da Polícia em divulgar a imagem dos acusados presos na Operação Alcatéia, deflagrada na manhã desta terça-feira, 17. O debate aconteceu no Jornal do Piauí.   

Dos 10 presos na Operação Alcateia, apenas um não responde criminalmente, no entanto, nenhum havia sido condenado e estavam em liberdade. “Se o advogado for habilidoso, pode alegar que o direito constitucional à imagem foi violado nesse caso. E ao término do curso do processo, se for provado que algum desses indivíduos é inocente, a imagem dessas pessoas já está maculada”, afirma Leôncio Coelho. 

Para Clotildes Carvalho a Polícia pode ter cometido excessos, mas não houve erros. “Quando fez a operação e interceptou as conversas, fez com autorização da justiça. E o conteúdo das conversas é grave. Agora, se as provas forem consideradas ilícitas, então o inquérito pode ser anulado, o que eu não acredito que aconteça, pois as gravações foram autorizadas por um juiz”.

O advogado criminalista considera que a Polícia ao exibir a imagem dos acusados na imprensa violou a constituição. “Se já começa ferindo a legislação, as falhas já vão existir e assim nascem as brechas na lei. A Polícia cometeu um erro grotesco em mostrar as imagens dos presos sem as sentenças julgadas e os acusados condenados. Nesse caso, não devemos nos insurgir contra a imprensa que está fazendo o seu papel de informar, mas contra o delegado que permitiu exibir as imagens dos acusados”, afirmou Leôncio Coêlho. 

O delegado da GRECO, Menandro Pedro, que coordenou a Operação, disse que ao mostrar as imagens dos acusados a Polícia está fazendo uma tentativa de estimular as vítimas a reconhecerem os acusados e assim conseguir mais provas para os processos.    
As conversas podem se configurar união de indivíduos para a prática de crimes, segundo a promotora. Já Leôncio Coêlho disse que não se pode dizer que são criminosos, até que sejam condenados. 

Sana Moraes (especial para o cidadeverde.com)






Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais