Cidadeverde.com

OAB pede explicações sobre aumento da taxa de esgoto a Agespisa

Imprimir
Depois da discussão sobre a subdelegação dos serviços da Agespisa, um dado chamou a atenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí: o aumento de 100% na taxa de esgotamento sanitário.

Atualmente a taxa que corresponde a 50% do valor pago pela água, aumentaria para 100%, segundo estudo realizado FGV, porém seria uma condição de viabilidade, que não será aplicada no início. Segundo a empresa, a taxa atual será mantida e aumentada gradualmente, dependendo da necessidade. 

Para o advogado Carlos Yury, presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB/PI, o aumento da taxa é inconstitucional, mesmo ocorrendo de forma gradativa. “Segundo a Constituição, qualquer taxa remunera um serviço público específico, disponibilizado ao público que o consome. Ocorre que o pagamento da taxa deve ser proporcional ao serviço que é consumido. ‘Consumir água’ é completamente diferente de ‘despejar detritos’, razão pela qual a taxa de esgoto jamais poderia utilizar como base de cálculo o consumo de água”, explicou o advogado. 

Carlos Yury afirma que em vários Estados, os tribunais vêm decidindo que a cobrança da taxa de esgoto deve estar vinculada à existência de um medidor de afluentes (esgoto) igual ao que mede o consumo de água. “Ao utilizar um medidor de afluentes, individualiza-se a utilização da rede de esgoto de maneira mais democrática. Cada pessoa pagará de acordo com o volume de afluentes despejados na rede de captação de esgoto. O que não pode ocorrer é a cobrança aleatória sobre uma base imprópria como o consumo de água”, enfatizou o especialista.

A Agespisa, por outro lado, argumenta que esta é a única forma de solucionar o problema da falta de água em bairros da periferia da capital, já que a empresa não tem condições financeiras de investir no Estado como é preciso para resolver a situação de forma definitiva.

O presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB/PI irá convocar membros da comissão para a realização de medidas que impeçam o aumento da taxa. “Vamos propor ao conselho uma ação direta de inconstitucionalidade contra qualquer plano que implique no aumento indevido da taxa de esgoto. A OAB é a guardiã dos interesses sociais e a luta pelo pagamento de uma taxa justa é um interesse social”, finalizou Carlos Yury. 

Da Redação
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais