Cidadeverde.com

Oleiros do Poti Velho passam a produzir tijolo ecológico

Imprimir
Os oleiros do Poti Velho estão participando de cursos para aprenderem a confeccionar tijolos ecológicos. Os cursos, que iniciaram nessa semana e seguem até a próxima, estão sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Economia Solidária, em parceria com a Associação dos dos Oleiros do Poti Velho.

Renato Bezerra/Semcom

Ao todo, 40 oleiros estão sendo contemplados nessa primeira etapa. Em um espaço localizado na Avenida Boa Esperança, eles aprendem como confeccionar os tijolos para depois comercializarem.

Para a confecção dos tijolos ecológicos é preciso apenas massará, areia, cimento e a máquina de produção, materiais que deverão mudar significativamente a vida dos oleiros como Luis Felipe da Costa, da Associação dos Oleiros. “Tivemos que contribuir com o projeto Lagoas do Norte e sairmos do local. Mas hoje estamos com essa nova oportunidade para conquistarmos emprego e renda. Para nós tem sido gratificante participar dos cursos”, comentou ele.


Eliude Gomes também trabalha na confecção de tijolos. Ela integra a Associação de Mulheres Oleiras, que possui cerca de 150 mulheres associadas. “Esse curso está sendo muito bom para gente. Surgiu uma esperança de voltarmos a trabalhar com o que trabalhávamos antes. Por isso abraçamos essa ideia. O que aprendermos aqui iremos passar para os outros que ainda não foram contemplados com os cursos. Será uma melhoria significativa para nossa vida”, avalia.


O secretário Olavo Braz adiantou que a prefeitura irá discutir com a associação para viabilizar os equipamentos para a produção do tijolo ecológico. “Esses tijolos são totalmente ecológicos. Não precisa de material orgânico para fazer caeira. É um produto que o processo de secagem é feito na sombra mesmo, sem necessidade de queimar. Mas eles precisam da máquina e vamos discutir como adquirir para que eles possam produzir e comercializar esse material”, finalizou.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais