Cidadeverde.com

Ministro da Agricultura adia para setembro visita ao Piauí

Imprimir
O governo do Estado confirmou na manhã desta segunda-feira (19) que o  ministro da Agricultura, Antônio Andrade, adiou a visita ao Piauí para anunciar que o Estado está livre da aftosa.


A previsão era a vinda do ministro esta semana no dia 21, quarta-feira, mas devido a problema de agenda ele virá no dia 3 de setembro. O ministro está agendando uma série de visitas ao Nordeste e o Piauí ficou para o mês de setembro.

O governador Wilson Martins explicou que aguarda a visita do ministro para a confirmação da área livre de aftosa. 

“A nossa realidade é a de colher frutos por causa do duro trabalho da Adapi, hoje o nosso rebanho tem outra cara, nossas fazendas investem cada vez mais em tecnologia e seleção de animais, nossas fronteiras ficarão abertas para a entrada e saída de animais,  tudo isso por causa de um árduo trabalho que começou lá atrás”, disse.

O Piauí possui um rebanho de 1,7 milhão de cabeças de gado. Nas últimas dez campanhas, os índices alcançados pelo Piauí têm sido superior a 90% de cobertura. Na segunda etapa da campanha 2012, a cobertura foi superior a 97%. A Adapi está presente em 200 municípios com uma cobertura de 63 mil criadores de gado.

Ontem, o ministro anunciou que mais oito estados brasileiros, nas regiões Norte e Nordeste, serão reconhecidos como áreas livres de febre aftosa.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente, bovinos, bubalinos e suínos. A doença não atinge cavalos nem seres humanos. Os registros de casos da doença geram prejuízos econômicos ao país por dificultarem a exportação de carne e por provocarem perdas na eficiência produtiva.

Flash Yala Sena

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais