Cidadeverde.com

Juiz promete fechar CEM e CEIP se Governo não intervir

Imprimir
O Juiz Titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina, Antônio Lopes, em entrevista ao vivo para a TV Cidade Verde na tarde desta terça-feira (20) deu um ultimato ao Governo do Estado para que tome as medidas necessárias para solucionar os problemas enfrentados pelos centros de internações de menores infratores de Teresina. Caso a medida não seja tomada, ele pedirá o fechamento de todas as unidades responsáveis por esses adolescentes de Teresina.

Juiz Antonio Lopes

Entre o feriado (16) até esta segunda-feira (19), nove menores fugiram do CEM - Centro Educacional Masculisno. Desses, três foram capturados e seis ainda permanecem foragidos. Segundo o juiz, essas fugas acontecem por causa da situação caótica desses centros. "As fugas acontecem porque não tem educador e pouco são os policiais, e estes ainda recebem uma má remuneração e isso provoca sentimento de insatisfação nesses profissionais", disse.

O juiz ressaltou ainda que esses centros não recebem nenhum apoio do Estado e os profissionais trabalham com insegurança. "Há um desprezo total. A Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) é inoperante e o Governo não liga para esses menores. Os policiais antes de saírem de casa fazem o pai nosso com medo do que possa acontecer com eles durante o trabalho. São quase quatro anos sem fazer coisa nenhuma, é só enganação."

Rayldo Pereira/Cidadeverde.com

Antonio Lopes afirmou qua a melhor saída para resolver a atual situação desses centros é o fechamento de todas as unidades. "A solução é fechar as unidades, esse é o caminho para isso".

Ao ser questionado para onde devem ser encaminhados esses menores caso os centros fechem, o juiz diz que isso é de responsabilidade do Estado. "O Estado tem o dever da guarda do adolescente. Colocar meninos em cadeia fere a lei, então eles devem ser encaminhados aos quartéis de polícia. Tem que obrigar o Estado a dar educação para eles."


O juiz finalizou afirmando que brevemente pedirá o fechamento das unidades. "Brevemente entrarei com um ofício para fechar todas as unidades que são responsáveis pelos menores infratores."

Atualmente em Teresina existem dois centros responsáveis pelos menores infratores: o CEM, que fica localizado no bairro Itaperu, zona Norte da cidade, onde estão internados 47 menores infratores; e o CEIP - Centro de Internação Provisória - localizado no bairro Memorare zona Norte de Teresina, neste último o adolescente fica por 45 dias como medida sócio-educativa, se o juiz não determinar a internação ele é liberado.

Thayse Oliveira (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais