Cidadeverde.com

Governo reconhece oficialmente o PI como área livre da aftosa

Imprimir
O ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, reconheceu, oficialmente, nesta terça-feira (20), o Piauí como zona livre de febre aftosa com vacinação. Além do Piauí, os Estados do Pará, Alagoas, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte agora também são consideradas regiões livres da doença. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

“Quando se trabalha com seriedade e dedicação é de se esperar grandes resultados. Essa é uma grande vitória para o Piauí. Mas é importante a gente lembrar a luta que foi conseguir mudar a forma como era praticada a pecuária no Estado e do trabalho feito em parceria com os criadores. Por isso temos que valorizar cada profissional que participou dessa empreitada, afinal o Estado tem feito, desde 2005, um esforço grande para se livrar da doença”, ressalta o governador Wilson Martins.

No mês de outubro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviará um pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), solicitando que a zona envolvendo os estados citados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença. A expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014.

Com a inclusão do Piauí, Ceará, Maranhão, Norte do Pará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, quase todo o rebanho bovino do Brasil está em zonas livres da doença, o que corresponde a 205 milhões de cabeças, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos.

O gado que antes era desvalorizado, hoje tem valor e qualidade. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) é uma das agências mais completas do Brasil, com um índice de cobertura de aproximadamente 90% do Piauí, com  35 unidades de sanidade animal e vegetal e 177 escritórios de atendimento.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais