Cidadeverde.com

Haitianos aprendem economia solidária e cooperativismo no PI

Imprimir
Uma parceria entre Cáritas Internacional e Cáritas Brasileira está promovendo um intercâmbio no Piauí. O projeto da Cooperativa Fruto daqui, no município de José de Freitas, recebe, durante uma semana, haitianos para vivenciar as experiências da comunidade e da cooperativa.


Após o terremoto que devastou o Haiti no ano de 2010, a Rede Cáritas Internacional iniciou um trabalho de apoio naquele país que abrange ações como captação e envio de recursos até intercâmbio.

Quatro pessoas vieram do Haiti durante o Encontro Internacional de Jovens Cáritas, que aconteceu em julho, precedendo a visita do papa ao Brasil. Após o evento, duas destas pessoas continuaram no país, um homem e uma mulher. Jacques Jhonny e Jean Marjorie, estão em busca de experiências de animação solidária e economia popular solidária.


Através do Secretariado Nacional da Cáritas, os dois voluntários já visitaram projetos no Ceará e agora estão no Piauí.  Na segunda-feira (26), estarão em Teresina, onde será realizada, a partir das 08h00, uma reunião de avaliação, no escritório da Cáritas Regional do Piauí.

Sobre a cooperativa
O projeto Fruto Daqui, inicialmente, foi desenvolvida com 40 comunidades no município de José de Freitas durante três anos (2002 a 2005). Dessa experiência, foi constituída uma Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar do Território Entre Rios e uma fábrica de pequeno porte de beneficiamento de frutas, onde foram capacitadas várias pessoas das comunidades envolvidas, tanto para trabalhar na unidade como para melhorar seus quintais e dirigir sua cooperativa.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais