Cidadeverde.com

Teresina: partos em maternidades do município crescem 16%

As quatro maternidades da Prefeitura de Teresina aumentaram em 15,95% o número de partos realizados de abril a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento é resultado de ações que estão sendo implementadas pela gestão municipal para garantir melhor atendimento.

Entre as estratégias estão a equipe de profissionais com plantões 24 horas, composta por dois médicos obstetras, um médico neonatologista e um anestesista. Também teve ampliação no número de leitos obstétricos que passou de 77 para 89, a contratação de médico ultrassonografista 24h na Maternidade Ciamca, no bairro Dirceu, zona Sudeste, contratação de pediatras urgentistas, cursos para gestantes e implantação da ficha de classificação de risco para identificar os casos de pacientes que necessitam de atendimento especializado.

A diretora de Assistência Hospitalar, Fátima Garcez, da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), destaca que são ações essenciais para um atendimento mais eficiente. “Estas ações estão dando bons resultados e os números revelam que foram decisões acertadas para garantir bom atendimento às gestantes e aos bebês, como requer as estratégias da Rede Cegonha”, declara, acrescentando que são ações que contribuem para desafogar a Maternidade Evangelina Rosa.

De abril a agosto deste ano na Maternidade Ciamca foram realizados 721 partos. Em segundo lugar está a Maternidade do Buenos Aires, com 681 atendimentos e em terceiro a Maternidade do Promorar, com 581 partos.  Na Maternidade do Satélite foram realizados 438 partos.

A dona de casa Maria do Perpétuo Socorro de Sousa foi atendida esta semana na Maternidade Ciamca  e percebeu a mudança. “A equipe de médicos de plantão fez eu me sentir mais segura e com confiança porque eu sabia que ia ter bom atendimento e tive,” diz.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais